DE SÃO PAULO – A receita com publicidade on-line cresceu 14% nos EUA em 2010, ultrapassando pela primeira vez a dos jornais impressos com publicidade.
A internet recebeu US$ 25,8 bilhões em investimento publicitário no país, US$ 2 bilhões a mais do que os jornais.
Os números constam do relatório “State of the News Media” 2011, do PewResearch Center. O relatório mostra ainda que a situação dos jornais nos Estados Unidos é pior do que no resto do mundo, tanto em termos de audiência quanto de receita. No mundo como um todo, as receitas estão em alta, puxadas pelos países em desenvolvimento, em especial a Índia.
No Brasil, a circulação dos jornais cresceu 1,5% em 2010, e a receita com publicidade, 3,4% (para R$ 3,24 bilhões).
De acordo com o relatório do PewResearch Center, os mecanismos de busca concentram a maior parte das receitas com publicidade on-line (48%) e registraram alta de 16% no ano passado.
O relatório aponta que o grande desafio para o jornalismo não está na queda de audiência ou de receita, mas na perda de controle sobre o próprio destino. “As empresas jornalísticas ainda produzem a maior parte do conteúdo consumido pelo público. Mas cada novo avanço tecnológico adiciona uma nova camada de complexidade -e novos atores- ao conectar conteúdo a consumidores e anunciantes.”


fonte: Folha de SP