A alimentação foi o foco da Oficina Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), realizada em São Paulo, nos dias 29 e 30 de junho de 2017. A organização foi da Câmara interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), com o apoio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

O evento teve como objetivos avançar na consolidação da governança da agenda de segurança alimentar e nutricional no Brasil, com participação social, na troca de experiências entre Estados e municípios  e, em particular, aprofundar a relação entre o Sisan e o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

A programação do dia 29 contou com as mesas-redondas “Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Ações de San Desenvolvidas nos Territórios”, com mediação de Elisabetha Recine; e “Situação atual do Sisan, desafios e perspectivas para o futuro”, mediada por Beatriz Leandro de Carvalho, secretária executiva da Caisan Minas Gerais.

Já no dia 30, foi realizada a oficina “Comer pra quê?”, coordenada por Carla Gisele dos Santos Mota, coordenadora geral substituta de Educação Alimentar e Nutricional da Sesan. Além da mesa-redonda “A importância do Suas para o Sisan na realidade dos territórios”, mediada por Patrícia Gentil.

“Nossa expectativa é fazer uma mobilização dos gestores de Estados e municípios”, contou Patrícia. “O evento é importante para fortalecer o Sistema, disseminar sua importância e a necessidade de articular intersetorialmente as políticas públicas. Para de fato alterar a realidade das pessoas que mais precisam da presença do Estado”, completou Nilceia Maria Pizza, gerente de San do Governo do Espírito Santo.

“Foi um evento direcionado à segurança alimentar e nutricional da Região Sudeste e mostrou o quanto nós do Estado de São Paulo estávamos avançando, o quanto estamos organizados, o quanto a nossa qualidade de trabalho efetivamente está sendo marcada no nosso dia a dia em termos de SAN”, avaliou Benedito Alemão, vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável paulista (Consea/SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Para José Valverde Machado Filho, secretário-executivo do Consea/SP, oficinas como esta estão alinhadas com a atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “A segurança alimentar é uma das principais recomendações do governador Geraldo Alckmin e do secretário Arnaldo Jardim para nós do Consea”, lembrou.

Ribeirão Preto define ações para intensificar acesso da população aos programas de alimentação
 

Representantes da administração pública e da sociedade civil que integram a Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) de Ribeirão Preto se reuniram na última segunda-feira (3) para debater ações de fomento à segurança alimentar e nutricional, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do município.Na ocasião, as conselheiras Leandra Álvares de Paiva e Monica Costa Oliveira compartilharam as experiências da Oficina Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que foi realizada em São Paulo.

Também foram mencionados na ocasião os trabalhos da Comissão Permanente de Monitoramento de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, que está analisando o atendimento dos programas Viva Leite, Renda Cidadã e Bom Prato na região de Ribeirão Preto, com o objetivo de elaborar um diagnóstico desses programas na regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação