Novo domínio de internet começará a funcionar a partir de 5 de julho.
Empresas eco-amigáveis poderão usar domínio para promover ações.

O Registro.br anunciou nesta quarta-feira (27) o início da operação do domínio “eco.br”, destinado a pessoas e instituições com foco eco-ambiental.

Segundo o comunicado do órgão, que faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pessoas e empresas com iniciativas eco-amigáveis, “verdes” e sustentáveis poderão promover suas ações ao usar o novo domínio, que começará a funcionar em 5 de julho.

O Registro.br explica que, para preservar o direito de pessoas e empresas que já possuam endereços “org.br”, “com.br”, “emp.br” e “net.br”, seus domínios serão reservados até 3 de setembro. Nesse período, apenas os atuais titulares desses endereços poderão registrar nomes iguais no “eco.br”.

Se alguém quiser registrar um domínio “eco.br” que já exista, vai prevalecer aquele que possui a data mais antiga, conforme o órgão. Nomes de domínio inéditos poderão ser registrados em 5 de julho.

A partir de 3 de setembro, às 10h (horário de Brasília), o registro de domínio “eco.br” estará disponível sem restrições especiais. Conforme o órgão, o pagamento da anuidade do registro “eco.br” seguirá o processo normal, de R$ 30 por ano, que poderá ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito.