O Cambará Eco Hotel também apoia o desenvolvimento econômico e social da região através de uma gestão sustentável. Prêmio é uma iniciativa conjunta da Braztoa com o Ministério do Turismo
Por Geraldo Gurgel

Com seis mil habitantes, a pequena Cambará do Sul, localizada a 180 km de Porto Alegre, possui belezas naturais únicas. O município conta com a maior cadeia de cânions da América Latina e dois Parques Nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral. Os canyons e parques abrigam muitos outros atrativos naturais. São cachoeiras, lajeados, trilhas e roteiros turísticos – ecológicos e de aventura -, que levam o turista a desfrutar a tradicional cultura gaúcha e a vida no campo. A cidade registra baixas temperaturas, sendo um dos lugares mais frios do Brasil durante o inverno.
Em meio a esse paraíso natural da “Terra dos Canyons”, nos Campos de Cima da Serra, fica o Cambará Eco Hotel, um exemplo de sustentabilidade. Localizado a 1,5 km do centro da cidade, na estrada do Parque Nacional dos Aparados da Serra (Canyon Itaimbezinho), e a 23 km do Parque Nacional da Serra Geral (Canyon Fortaleza), a exploração do turismo em harmonia com a natureza, rendeu ao hotel o Prêmio Top de Sustentabilidade Braztoa 2016. Ao adotar atitudes que transformam o turismo, as ações de sustentabilidade do Cambará Eco Hotel também garantiram o prêmio na categoria “Meios de Hospedagem” com o projeto “Sustentabilidade como Gestão da Empresa”. Os projetos vencedores, segundo a Braztoa, foram aqueles que tiveram a capacidade de apresentar resultados mensuráveis no âmbito social, econômico e ecológico.
O Cambará Eco Hotel foi o primeiro hotel com moldes ecológicos sustentáveis e não fumante da região. A responsabilidade socioambiental do Cambará Eco Hotel não se resume as trilhas na mata de araucárias. A construção tem estruturas pré-fabricados que permitem a eliminação de quebras e desperdícios das instalações elétricas e hidrosanitárias. A madeira é de reflorestamento e o projeto arquitetônico aproveita a iluminação natural, com paredes envidraçadas e ambientes abertos e bem-ventilados, dispensando a luz artificial e o ar-condicionado. Para reduzir o uso de eletricidade são utilizados aquecimento solar, sensores de presença nos corredores, equipamentos e luzes de baixo consumo.
A água da chuva é usada na piscina, serviços gerais, lavanderia, jardinagem e banheiros. Torneiras, chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água e as amenities são biodegradáveis. A separação do lixo começa nos apartamentos e áreas sociais antes da reciclagem e o lixo orgânico é utilizado como adubo para produção de alimentos. Os cobertores são de fibra de garrafa pet e os objetos de decoração, tapetes, rodapés, rodaforros e móveis, entre outros, são feitos com material reciclado.
A qualificação da mão de obra e aquisição de produtos locais valorizam a integração das atividades urbanas e rurais, promovendo o desenvolvimento social e econômico do município. Os colaboradores são treinados para aplicar as medidas sustentáveis. O foco no turismo sustentável, possibilita entretenimento, lazer e educação ambiental para os hóspedes e soluções práticas para o turismo da região.

turismo3

Cachoeira dos Venâncios. Crédito: Divulgação Cambará Eco Hotel

PASSAPORTE VERDE – O turismo é um agente de transformação. Por isso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apoiado pelo Ministério do Turismo e Braztoa, entre outros parceiros, incentiva o consumo responsável, focado nos turistas, meios de hospedagem, bares e restaurantes. A campanha oferece informações sobre condutas sustentáveis antes, durante e após a viagem, identificando empreendimentos com responsabilidade social e ambiental.
As empresas participam da campanha voluntariamente. São 5 metas de ecoeficiência: Eficiência energética ativa; Uso racional da água, Redução no desperdício de alimentos; Gestão de resíduos; e Responsabilidade social.  O Cambará Eco Hotel também é um EcoLíder nível Ouro no EcoLíderes™ do TripAdvisor®, escolhido pelos turistas através de um dos maiores sites de viagem do mundo que apoia o Passaporte Verde.

Fonte: Ministério do Turismo