Valinhos, Brasil… A exploração do pré-sal é um dos maiores desafios das empresas petrolíferas que atuam no Brasil. Por suas características geológicas, a exploração e produção de petróleo na camada que antecede o sal exigem tecnologias e equipamentos que tenham características muito particulares de resistência a diferentes temperaturas e pressões. Além disso, transportar, refinar e distribuir esses volumes de produção não são tarefas menores. Ciente destes desafios a Eaton, multinacional americana diversificada fabricante de produtos industriais, apresenta na Rio Oil & Gas deste ano algumas de suas soluções de alta confiabilidade e segurança para os segmentos de Upstream, MidstreamDownstream. O evento acontece no Rio Centro, na capital do Rio de Janeiro, entre os dias 17 a 20 de setembro.

 

O Grupo Hidráulico apresentará uma série de produtos e soluções focadas nas aplicações de E&P, quer sejam elas Offshore ou Onshore. Dentre as soluções destacam-se as mangueiras termoplásticas Subsea – linha Synflex de Alta Pressão e Anti Colapso (HCR). “A confiabilidade é fundamental para mangueiras que serão instaladas a profundidades de até 3000m de lamina d’água”, afirma o gerente de Vendas Industriais do Grupo Hidráulico da Eaton na América Latina, Pedro Cortonesi.

 

Maximizando a segurança e confiabilidade em sistemas Subsea, a Eaton também apresentará suas soluções Synflex para IWOC e BOPControl Bundles usados em Árvores de Natal, Blocos Manifold além dos próprios BOP´s (Blowout Preventers).

 

Para aplicações topside, a Eaton apresentará seus cilindros hidráulicos de grande porte conhecidos como XL (Extra Large), com diversas aplicações quer sejam nas sondas de perfuração, plataformas de produção ou FPSOs tais como: sistemas de ancoragem, sistemas de movimentação de equipamentos (guindastes) e principalmente para sistemas de compensação de movimento. “Os cilindros funcionam em um sistema de compensação em relação ao movimento vertical das ondas. Para evitar danos ao riser que liga a sonda ao poço, os cilindros conectam-se entre esse mesmo riser e a plataforma, absorvendo o movimento gerado pelas ondas. Além disso, esses cilindros podem receber uma proteção especial patenteada pela Eaton chamada Eatonite®, revestimento altamente resistente a corrosões”, complementa Cortonesi. Ainda para aplicações topside, a Eaton apresentará as Unidades Hidráulicas, bem como as embreagens e freios pneumáticos Airflex.

 

Já a divisão Filtration do Grupo Hidráulico traz seu portfólio de produtos que atendem demandas em toda a cadeia de exploração, refino e distribuição. Foco nos filtros automáticos para proteção de processos catalíticos Reactogards ™, que conseguem separar partículas inorgânicas de até 25 micros, com eficiência maior do que 99%. “São filtros usados na alimentação dos equipamentos que protegem reatores”, explica o engenheiro de aplicações da divisão Filtração na América do Sul, Elizeu Dias.

 

Os filtros automáticos de retrolavagem têm como característica principal a possibilidade  total de automação do processo de  filtragem, aspecto de segurança que evita o contato dos operadores com o fluído e  com  próprio filtro, sem paradas para manutenção, já que ele possui interface que possibilita comunicação com sistema supervisório i. A divisão oferece ainda uma linha completa para filtração, com filtros cartucho, filtros tipo bolsa, filtros autolimpantes, filtros automáticos de amina, separadores de gás liquido, cabeçotes de exaustão, filtros cesto simplex e duplex.

 

Outro conjunto de soluções oferecidas pela Eaton vem da área Elétrica, e é recomendado para Epcistas que precisam de soluções integradas em um só local, ou seja, os eletrocenters (salas elétricas). São salas programadas para suprir a necessidade de distribuição de energia, com a vantagem de serem móveis. “Os eletrocenters são pré-fabricados e incluem todas as soluções necessárias de energia para aplicações onshore – refinarias, unidades termoelétricas, geração de energia, estações de bombeamento em terra entre outros”, pontua o engenheiro sênior do Grupo Elétrico Power Distribuition, Luiz Felipe Costa.

 

Tanto os equipamentos de potência, quanto os demais itens operacionais necessários (iluminação, condicionamento de ambiente, detecção e combate de incêndios), quando integrados em estruturas pré-fabricadas, de forma sistemática e confiável, conforme os mais modernos padrões de manufatura, levam a soluções mais efetivas e seguras, do ponto de vista material e  humano.

 

A Eaton também oferece soluções para segurança pessoal, que evitam riscos e reduzem o impacto da energia incidente devido aos arcos elétricos. Na parte de serviços elétricos, a Eaton oferece assistência completa para modernização e recuperação de disjuntores de média e baixa tensão para unidades offshore de exploração. Os ajustes podem ser feitos no local, aumentando eficiência e diminuindo custos e  riscos, sem impacto na produção.

 

SOBRE A EATON CORPORATION

A Eaton Corporation é uma empresa industrial diversificada de gerenciamento de energia com vendas de 16 bilhões de dólares no ano de 2011. Com 100 anos de atividade, a companhia é líder global em tecnologia de componentes e sistemas elétricos para qualidade, controle e distribuição de energia; componentes hidráulicos, sistemas e serviços para equipamentos industriais e de mobilidade; sistemas aeroespaciais, hidráulicos e pneumáticos para uso comercial e militar, e sistemas de transmissão de potência com desempenho otimizado, alta economia de combustível e máxima segurança para veículos comerciais e automotivos. A Eaton emprega aproximadamente 73.000 pessoas no mundo e vende os seus produtos a clientes em mais de 150 países. Saiba mais emwww.eaton.com.br.