O Jornal e Revista Ecoturismo comemoram 20 anos em 20ll , o Ano Internacional das Florestas e desde l99l estão empenhados numa luta que era uma utopia e neste ano virou realidade finalmente apesar de tantos percalços.

O livro lançado naquele distante l99l, Bloco Norte do Mercosul , Uma Ideia Revolucionaria, as Saidas para o Pacífico , depois virou Perspectivas Economicas da Amazonia em 2007, escrito pelo ativista ambiental Hércules Góes, contava a história que já  vinha sendo acalentada há anos pelos povos amazônicos de unir o Pacífico ao Atlântico ,por Rodovia ,hoje transformado em realidade na Rodovia Interoceanica.

Povoado de sonhos, de lendas , de muita luta, a Interoceanica vai juntar definitivamente as economias, a cultura, a história, a gastronomia, a tradição de peruanos, bolivianos, aos brasileiros do Acre , Rondonia nas fronteiras e a o restante do Brasil, abrindo uma nova perspectiva de o Brasil não sómente olhar para o seu litoral atlântico, de costas para o Pacífico,mas, agora atingir estas suas costas sempre escondidas.

Com a Interoceanica inaugurada em 20l0 pelo presidente Alan Garcia do Peru em seu ultimo mês de governo , será possível ver hordas de turistas brasileiros rumo a Puno, a Cusco, descobrindo as histórias de centenários povos pré colombianos, a civilização Inca que ficou soterrada antes do descobrimento do Brasil.

A história do Peru,mostra uma infinidade de vestígios deixados pela cultura inca,reconstruindo época significativa do passado de restos arqueológicos,mitos,lendas ,ricos de cultura e história, tem os Andes Peruanos , a maior cadeia montanhosa do mundo , cultura pré inca e inca,pegadas de cultura importantes.

Moquegua, Puno,danças, culturas,musica, gastronomia, filmes ,espetáculo de vulcões ,altos picos, cânions ,um pais , com mega diversidade e o segundo do planeta em diversidade e quantidade de aves,Lago Titicaca ,com turismo e aventura e um ecoturismo forte são fortes componentes para  esta junção e integração latino americana.

Eis algumas das razões por que no dia l7 de novembro na Faculdade São Lucas em Porto Velho, dentro do 9 º Seminário Internacional da Sustentabilidade e l0 º Premio Ecoturismo e Justiça Climática , o Peru estará sendo um dos homenageados dentro da programação mostrando sua história, sua cultura, seus filmes,sua arqueologia e ao lado de acreanos e rondonienses, a justa homenagem ao Centenário do Descobrimento de Machu Picchu, com seu milhão de turistas anuais de todo o mundo e a premiação para a nova Ministra da Cultura, a cantora afro descendente Susana Baca , vencedora de um Premio Grammy nos EUA , RECENTEMENTE nomeada pelo presidente Ollanta Humala daquele país .

Cultura, história,gastronomia, sustentabilidade , inclusão social , energias renováveis e a Interoceanica serão alguns dos ingredientes deste seminario que mandará todas as conclusões para a Cop l7 em Durban e Rio + 20 e inscrições pelo WWW.revistaecoturismo.com.br e patrocínio e apoio das maiores empresas e entidades de Rondonia e do Brasil.

 

 

 

 

Jessica Amador, assessoria de imprensa do Seminario e Premio Ecoturismo e Forum Permanente de Sustentabilidade da Amazonia