Roraima ganhou reforço especializado para combater as queimadas que assolam o estado desde janeiro e têm destruído florestas e lavouras: foram enviados, a partir de Brasília, nesta sexta-feira (19), 28 brigadistas do Prevfogo – órgão federal que coordena o combate a incêndios florestais – , 40 bombeiros do Distrito Federal e 24 bombeiros do Rio de Janeiro, segundo informações do Ibama.

Eles já estão em campo no município de Pacaraima e a previsão é que fiquem pelo menos 15 dias na região, segundo o coordenador nacional do Prevfogo, Elmo Monteiro. “A permanência deles vai depender das condições climáticas”, explica, acrescentando que sua expectativa é que o reforço seja suficiente para conter rapidamente a propagação dos focos de fogo que venham a surgir.

No estado já há 207 brigadistas federais, além do corpo de bombeiros local. Os meses de janeiro e fevereiro naturalmente são de seca no estado. Segundo o
Ibama, grande parte dos focos de incêndio são provocados em assentamentos rurais.

Dos quinze municípios de Roraima, dez decretaram situação de emergência por causa da estiagem e outros cinco têm estado de calamidade pública. O principal rio do estado, o Rio Branco, está 4 metros abaixo do nível considerado normal.

As queimadas avançam sobre as serras e áreas de floresta. O fogo também causa prejuízo aos agricultores, que perderam produções inteiras.

Globo Amazônia