Pacotes incluem visitas guiadas à fábricas, degustação de rótulos especiais e contato direto com produtores
Por Gustavo Henrique Braga

Os segredos da produção da cerveja e a degustação de rótulos especiais são o grande atrativo do turismo cervejeiro, modalidade que ganha força no Brasil nos últimos anos com o surgimento de roteiros segmentados. Os apreciadores da bebida contam com opções de passeios turísticos especialmente nas tradicionais regiões produtoras, como a Serra Imperial do Rio de Janeiro, o Vale Europeu em Santa Catarina e o interior de São Paulo.
Essas regiões concentram grande diversidade de cervejarias com características específicas. Por isso, se tornaram polos de atração de turistas apreciadores da bebida.  Apenas na Rota Cervejeira da Região Serrana do Rio de Janeiro são nove cervejarias incluídas no circuito, além de outras que ainda não têm estrutura para receber visitantes, mas que podem ser degustadas nos bares locais.
Quatro empresas comercializam o roteiro completo – que leva de dois a três dias. O passeio inclui atrativos turísticos de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e Guapimirim, combinados com visitas às cervejarias, fábricas, restaurantes e brewpubs – bares que fabricam a própria cerveja. Para estimular o fluxo de visitantes o Ministério do Turismo firmou contratos para o repasse de quase R$ 10 milhões para obras de melhorias da infraestrutura nas três maiores cidades da região Serrana do Rio.
Um dos passeios imperdíveis é a visita à primeira fábrica da Bohemia – cerveja mais antiga do país –, no centro de Petrópolis. Durante o tour os visitantes aprendem sobre a história e a importância da cerveja. Também é possível ver de perto a produção de alguns rótulos da marca e degustar a bebida fresquinha, direto do tanque da fábrica para o copo. O espaço conta ainda com restaurante e bar abertos ao público.
“Quanto mais fresca é a cerveja, mais ela mantém as suas características originais – de sabor, aroma, corpo e espuma. Por isso, muitos apreciadores se programam para viajar e beber o seu rótulo predileto direto da fonte”, afirma Pedro Paranhos, Sommelier de Cerveja de uma grande rede de lojas especializadas no setor.
Oktoberfest
No estado berço de alguns dos rótulos mais amados do país o fluxo de turistas nas diversas cervejarias locais é tão grande que levou o governo estadual a sancionar, em janeiro de 2016, a lei que instituiu a Rota Turística e Cultural Cervejeira do Estado de Santa Catarina. Lá, o ápice da movimentação turística cervejeira ocorre durante as Festas de Outubro, que movimentam anualmente 2 milhões de pessoas entre catarinenses e turistas.
A mais conhecida é a Oktoberfest, em Blumenau, onde quase 600 mil litros da bebida são consumidos durante a festa. Para estruturar a recepção aos turistas de todos os segmentos a cidade conta com investimentos de R$ 4,2 milhões do Ministério do Turismo.
“Estamos convencidos que esses eventos são fundamentais para firmarmos a imagem de um estado com qualidade no turismo gastronômico e cervejeiro”, reconhece Felipe Mello, secretário de Turismo de Santa Catarina.

Ribeirão Preto

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Outro município com forte tradição cervejeira é Ribeirão Preto (SP), local onde se instalou a primeira filial da Cia. Antarctica, no início do século passado. Nos últimos anos, Ribeirão Preto reafirmou o protagonismo da região no cenário nacional com o surgimento de novas marcas artesanais que caíram no gosto dos amantes da bebida.
Atualmente existem diversas opções de tour cervejeiro em Ribeirão Preto que contemplam sete cervejarias artesanais. A cidade também oferece opções de brewpubs. Os investimentos em infraestrutura turística na cidade repassados pelo Ministério do Turismo chegam a quase R$ 6 milhões.
“O tour em Ribeirão Preto contribuiu para o reconhecimento da cidade como referência quando o assunto é turismo cervejeiro. Graças ao projeto que acontece há dois anos e meio centenas de pessoas levaram o nome de Ribeirão para os quatro cantos do mundo”, avalia a sommelier de cerveja e idealizadora do tour, Carla Valentim.

Fonte: Ministério do Turismo