iphoneO novo modelo seria capaz de se autocarregar utilizando uma tela de vidro de safira.

Rumores, patentes e pedidos de produção de fábrica parecem indicar que a  nova versão do iPhone 6, da Apple, terá um sistema de carregamento solar. Eles sugerem que o novo modelo será capaz de se autocarregar utilizando uma tela de vidro de safira.

De acordo com o analista do site Seeking Alpha’s Matt Margolis, esta nova funcionalidade seria parte de um esforço para prolongar a vida útil da bateria do iPhone. O analista prevê que a Apple vai implementar uma tela de vidro de safira incorporado com células solares, que poderão ser produzidos na fábrica da empresa no Arizona, EUA.

Não há como dizer se os rumores são verdadeiros ou não, mas há pistas que reforçam esta teoria. Em setembro, por exemplo, a empresa postou um anúncio de emprego para um engenheiro com experiência na indústria solar para trabalhar em seus dispositivos móveis.

Dois meses depois, a Apple também anunciou uma parceria de 578 milhões de dólares com especialistas de cristal mineral da empresa GT Advanced Technologies, somando-se as especulações. Além disso, no final de outubro, o departamento de patentes e marcas dos EUA publicou umapatente da Apple para um sistema de gerenciamento de energia que utiliza os raios do sol para operar dispositivos iOS e Mac.

De acordo com o blog de tecnologia PhoneArena, protótipos de um iPhone ostentando uma tela de vidro de safira já podem estar em produção. O blog relata que a fábrica da Foxconn, em Shenzen (China), reuniu cem protótipos de um iPhone da próxima geração que troca o Gorilla Glass para um visor de vidro de safira.

Vidros de safira são conhecidos por serem cerca de três vezes mais duráveis que o Corning Gorilla Glass, que é o utilizado hoje na maioria dos smartphones. Displays com base em vidro de safira ainda são muito caros para serem implementados em escala comercial, e, até agora, a tecnologia tem sido utilizada principalmente na indústria aeroespacial, militar e dispositivos médicos.

Para Nigam Arora, colunista da revista Forbes, é pouco provável que as células solares serão incluídas já no iPhone 6. “A tecnologia ainda não é suficiente. A película transparente fina com células solares embutidas tem uma eficiência muito baixa em termos de conversão de luz em eletricidade. E não é uma vantagem significativa para a melhoria da vida da bateria. Tal como acontece com todas as tecnologias, a eficiência irá melhorar ao longo de um período de tempo. Uma tela de safira com um laminado de película contendo células solares é provável no iPhone 7, mas não no iPhone 6″.

Com informações do Mother Nature Network Forbes.

Fonte: CicloVivo