Segundo a Conab, aumento da produção agrícola se deve, sobretudo, ao ganho de produtividade do milho

A produção brasileira de grãos no ciclo agrícola 2014/2015 chega a 208,8 milhões de toneladas, batendo novo recorde. O aumento de 7,9%, ou 15,2 milhões de toneladas, supera a produção de 2013/14, de 193,62 milhões de toneladas. Os números constam do 11º levantamento da safra 2014/2015, divulgado nesta terça-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a Conab, o crescimento se deve, sobretudo, ao ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado em quase todos os estados produtores, principalmente nos do Centro-Oeste e no Paraná. A estimativa é de 54 milhões de toneladas, com aumento de 11,6% em relação a 2013/2014. Em comparação com o último levantamento, houve um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas. Já a produção de soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, 11,7% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

Ainda de acordo com a Conab, a área plantada na safra 2014/2015 chega a 57,8 milhões de hectares, com correção nas culturas de inverno, de milho segunda safra e feijão terceira safra frente ao levantamento do mês passado. Para as áreas das culturas de inverno, cujo plantio está em estágio final, ainda não há definição do total plantado. A área de plantio das principais culturas é de 1,3% maior que a da safra 2013/14, com um aumento de 732,8 mil hectares.

Acordo com Inmet

No mesmo evento de divulgação da safra de grãos, a Conab formalizou a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para aperfeiçoar os métodos e ferramentas de monitoramento agrícola agrometeorológico. A cooperação viabiliza a manutenção e gestão conjunta do Laboratório de Análise, Tratamento e Elaboração de Produtos de Imagens de Satélites (LATIS) para o desenvolvimento de produtos derivados de estações meteorológicas e dados de satélites, em apoio a projetos na área agrícola.

“A soma de esforços possibilitará o avanço em estudos que auxiliam na estimativa de produtividade e poderá trazer dados com maior qualidade de previsões sobre o comportamento sazonal do clima. Com isso, teremos informações cada vez mais confiáveis à sociedade e que influirão construtivamente na tomada de decisão”, ressalta o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini.

Clique aqui para acessar o 11º levantamento da safra 2014/2015,