Muitas vezes, séculos de uso acabam fazendo esquecer a origem do nomes de cidades, regiões e países. Ao organizar a sua próxima viagem, pense no nome do seu destino. A origem etimológica do nome é ligada à história e à cultura do local e pode dizer muito sobre ele. Conheça alguns exemplos de lugares com histórias curiosas por trás de seus nomes:

Oklahoma, Estados Unidos
O nome de Oklahoma, estado do centro-sul dos Estados Unidos, tem sua origem em duas palavras da tribo nativo-americana dos Choctaw que significam “pessoas vermelhas”. Oklahoma, que tem como capital Oklahoma City, é um Estado que conta com 35 parques estaduais com belas paisagens e uma rica herança das mais de 65 tribos nativas que já ocuparam a região.

 

Foto: stock.xchng/Divulgação

Israel
Existem dois significados dados ao nome de Israel: “Aquele que luta junto a Deus”, e “Aquele que foi salvo por Deus”. Israel é uma terra com muitas atrações, sejam elas belezas naturais, vestígios arqueológicos ou, claro, lugares religiosos sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos, nesta terra conhecida como a Terra Santa.

 

Foto: Alberto Peral/GoIsrael/Divulgação

Arizona, Estados Unidos
Historiadores divergem sobre a origem do nome do Estado americano do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos. Para alguns, a proveniência é de algum nome nativo que soava similar, como Ali-Shonak, que significa “pequeno lugar da primavera”. Para outros, Arizona vem da época dos espanhóis, que chamavam o local de “Árida zona”. Hoje, o Estado é conhecido pelas suas belezas naturais, principalmente sua grande estrela, o Grand Canyon, pelo qual corre o rio Colorado, que é visitado anualmente por milhares de turistas.

 

Foto: Grand Canyo NP/Divulgação

Alasca, Estados Unidos
O Alasca é uma das terras selvagens do planeta, com um imenso litoral com geleiras, baías, fiordes e montanhas, e numerosos animais. O nome Alasca vem dos nativos da região, os Aleútes, e significa “grande terra”, ou “terra atingida pelo mar”. Muitas das maravilhas naturais do Alasca podem ser encontradas em parques como o Parque Nacional de Denali ou Parque Nacional dos fiordes de Kenai.

 

Foto: stock.xchng/Divulgação

Pindamonhangaba, Brasil
Muitas cidades brasileiras herdaram nomes em tupi-guarani, com seus significados particulares. Pindamonhangaba, a 150 km de São Paulo, é uma delas. O nome significa “lugar onde se faz anzóis”, na língua nativa. A região de Pindamonhangaba, situada no Vale do Paraíba, tem diversas opções de atividades ao ar livre, como parapente e balonismo, enquanto a cidade conta com a beleza de monumentos da época do café.

 

Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Arequipa, Peru
Situada no sul do Peru, a 1000 km de Lima, Arequipa é considerada como a cidade mais bela do país. Apelidada de “Cidade Branca”, Arequipa faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, e tem como pano de fundo o belo vulcão Misti. Existem duas teorias para explicar a origem do nome da cidade. A primeira é que viria da língua Aymara, significando “Atrás da Cima”. A segunda, é que quando os Incas passaram pelo vale, Mayta Capac, o quarto Inca, declarou em Quéchua, “ari quipay” ou “sim, fiquem aqui”, para estabelecer-se indefinidamente no local.

 

Foto: Phil Whitehouse/Divulgação

Neuquén, Argentina
Neuquén, significa “rio ventoso” em Mapudungun, língua dos Mapuches, habitantes nativos da Patagônia. A cidade de Neuquén, capital da província homônima, é a maior de toda a Patagônia, e ponto de acesso utilizado para atingir estações de esqui como Bariloche e San Martin de los Andes, e maravilhas naturais como o Caminho dos Sete Lagos.

 

Foto: Juan Martins/Divulgação

Havaí, Estados Unidos
O arquipélago de Hawai’i, mais conhecido para nós como Havaí, tem a origem de seu nome na língua nativa das ilhas, e significa “terra natal”. O Havaí, conhecido por suas ondas, procuradas por surfistas do mundo inteiro, tem também muitas belezas naturais, com belas praias, florestas e vulcões.

 

Foto: HTA/Divulgação

Acapulco, México
Situada no sul do litoral Pacífico do México, a cidade de Acapulco é famosa por suas belas praias, num dos balneários mais frequentados do país. Apelidada de “Pérola do Pacífico”, a cidade tem um nome que se origina na língua Náhuatl, e significa “lugar das canas grandes”.

 

Foto: Prayitno/Divulgação

Gibraltar, Inglaterra
Pequeno território colonial britânico encravado numa península entre Espanha e Marrocos, Gibraltar tem uma área de apenas 6,8 km². O Rochedo de Gibraltar, monte de 426 que domina o território, tem a ver com o significado do nome da pequena península, que vem da expressão árabe Jabal al-Tariq, “montanha do Tarique”

 

Foto: Getty Images

Fonte: Terra Turismo