Guará Vermelho, símbolo de CubatãoA Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão (Semam) mudará de endereço para ficar mais próxima da comunidade. A sede deixará o Parque Ecológico Cotia-Pará, na margem da Via Anchieta, Vila Natal, e ocupará o prédio do Centro Guará Vermelho, localizado junto ao Largo do Sapo, no bairro Sítio Cafezal, a menos de 500 metros do Centro. A mudança está prevista para abril.

“Vamos democratizar o acesso da comunidade à secretaria, que ficará bem próxima da Avenida Nove de Abril”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Ravanelli Losada. “A mudança não prejudicará o trabalho do Centro Guará Vermelho. Pelo contrário. A intenção é justamente reativar o centro e atrair para o local pesquisadores e outros profissionais interessados em estudar a ave símbolo da recuperação ambiental de Cubatão ou desenvolver outro tipo de trabalho”.

Mesmo cedendo parte das instalações para a Semam, o centro continuará abrigando laboratório, dormitório e cozinha para o trabalho e hospedagem de pesquisadores. Os interessados em utilizar o local devem entrar em contato com a secretaria. “Estamos abertos a qualquer tipo de pesquisa, do solo aos sedimentos encontrados em nossos manguezais, da fauna aos microorganismos que vivem na Mata Atlântica que envolve a Cidade”, afirmou Losada. “Gostaríamos de firmar parcerias com universidades da Região Metropolitana da Baixada Santista”.

As atuais instalações da Semam no Cotia-Pará receberão as chefias do parque e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), além da administração do Horto. Vale lembrar que a sede do NEA foi demolida para ceder espaço à construção de um auditório, no próprio parque. Atualmente o núcleo funciona no espaço que deveria ser ocupado por um bar do projeto pesque-e-pague. “Com a paralisação da obra do auditório, que agora será retomada com o patrocínio da Petrobrás, o núcleo há dois anos vem atendendo estudantes de forma precária. Mas esse quadro deve mudar em breve”, afirmou Losada. O NEA recebe cerca de 6.500 estudantes de escolas públicas e privadas da região metropolitana por ano.

Fonte: Melchior de Castro Junior (Assessoria de Imprensa de Cubatão)

Foto: Ana Cotta