O Secretário Estadual de Habitação Lair Krähenbühl se reuniu em janeiro com os prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista para divulgar algumas ações e propor parcerias entre Estado e municípios. Entre elas, os projetos habitacionais que estão em andamento nas cidades de Bertioga, Peruíbe, Santos e São Vicente. O Secretário falou também sobre o Programa de Recuperação Sócioambiental da Serra do Mar, que vai envolver cerca de 7.500 famílias e 7.800 edificações distribuídas em nove núcleos de ocupação irregular. Outra questão abordada foi a regularização fundiária.

A Secretaria afirmou dispor de recursos para que os municípios possam fazer um levantamento dos lotes irregulares. Uma cartilha será elaborada para que as cidades possam acompanhar o processo de regularização, e uma outra, destinada aos futuros proprietários que dependem da escritura definitiva do imóvel.

Durante a reunião foi apresentado também o Programa São Paulo de Cara Nova, uma forma de melhorar o aspecto dos conjuntos habitacionais que hoje se encontram por todo o Estado. Conjuntos que terão que seguir novas normas de construção: mais modernas e confortáveis para os mutuários. Padrão de três dormitórios, azulejos, medição individualizada de água, esquadrias de alumínio e medidas que permitam o acesso de cadeirantes.

O secretário Lair Krähenbühl anunciou a criação de um site em que cada prefeitura vai inserir seus projetos e uma equipe de cinco especialistas em financiamento que pretende ajudar os municípios a viabilizar estas iniciativas. Esta relação vai permitir que Estado e municípios trabalhem juntos, evitando o deslocamento das equipes. Outro tema discutido: a PPP, Parceria Público Privada, compra de imóveis que estão a venda para atender a demanda que hoje existe na Baixada Santista.

Revista Ecoturismo