Dr. José Lima de Andrade NetoO Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, que acontece no dia 12 de maio de 2009 em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, tem mais um palestrante confirmado. Trata-se do Dr. José Lima de Andrade Neto, segunda maior autoridade de petróleo e gás do país.

Dr. José Lima, que abordará temas relevantes sobre petróleo e gás no seminário, é secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Engenheiro Químico, formado pela Universidade Federal de Sergipe; Especialização Engenharia de Petróleo; Mestre em Engenharia de Petróleo – Colorado School Of Mines; Presidente da Petroquisa e Gerente Executivo de Petroquímica e Fertilizantes da Petrobras; Gerente Executivo de Novos Negócios – Petrobras; Diretor Gerente de Recursos Humanos da Petrobras; Chefe do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Norte/Nordeste- Petrobras; Coordenador de Convênio PETROBRAS / UNIVERSIDADE para implantação de Programas de pós-graduação na UFOP e na UNICAMP; Conselheiro da Empresa de Pesquisa Energética  – EPE.

Brasil de coadjuvante para “ator principal” no cenário mundial.

Existe uma perspectiva concreta, de que, com as descobertas do pré-sal o Brasil se torne um ator importante no cenário mundial da produção e exportação de petróleo.

Estas circunstâncias despertam a discussão de que futuro espera o Brasil na circunstância de tornar-se um exportador de petróleo de certa importância. Uma questão que se impõe analisar: é possível um país exportador de petróleo  vir a ser, na atual fase da globalização, um país desenvolvido?

Um país periférico que descubra uma razoável reserva de petróleo pode facilmente usar os recursos da venda deste produto para adquirir todo o equipamento que necessite. É o que acontece na grande maioria dos exportadores de petróleo mesmo os mais ricos. Os casos da Argentina, do México, da Venezuela, e de praticamente todos os exportadores asiáticos, africanos e árabes são paradigmáticos. Eles não desenvolveram a fundo as tecnologias de que necessitavam na cadeia de valor da indústria petrolífera, nem mesmo as tecnologias essenciais para a exploração e produção avançadas.

Este e outros temas serão debatidos no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, que focará também soluções futuras para o combate à degradação do meio ambiente e suas conseqüências. Para se inscrever clique aqui.

Fonte: (Ana Joppert) Revista Ecoturismo