Quando: Domingo, 11 de setembro, às 9h

Onde: Jardim Botânico de Brasília

A semana comemorativa ao Dia Nacional do Cerrado (11 de setembro) será aberta neste domingo, às 9h, no Jardim Botânico de Brasília, com um café da manhã, do qual participará o diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, representando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entre outras autoridades e parlamentares. A programação prevê passeio ciclístico, exposições de orquídeas e mandalas do Cerrado e Flores do Lavrado de Roraima.

Na quarta e quinta-feira (14 e 15/9) estão previstos debates sobre políticas públicas de conservação do Cerrado, feira orgânica da Emater-DF, exibição de filme, exposição fotográfica, shows e danças indígenas com a degustação de comidas típicas da região. (Veja programação completa)

Cerrado – O bioma já perdeu 50% de sua cobertura natural. É o segundo maior bioma do Brasil, sendo superado apenas pela Amazônia. Considerado a savana de maior biodiversidade do planeta, abriga, em seus domínios, uma riqueza biológica invejável, com grande potencial de uso pelas indústrias de fármacos, cosméticos etc. No entanto, esta rica diversidade biológica está ameaçada.

Dados do monitoramento do Ibama indicam que somente no ano de 2009 foram desmatados 7.637 Km² de sua vegetação nativa. A ocupação desordenada do Cerrado é o principal fator de sua degradação, sendo a pecuária extensiva e a agricultura intensiva os principais vetores de alteração desse bioma nos últimos anos.

fonte: ASCOM