deias inovadoras podem ser simples e acessíveis a toda população. Com base nessa afirmação, a CPFL Energia ministrará durante a Semana do Meio Ambiente da empresa, oficinas que ensinam a montar um aquecedor solar para residências utilizando como principal matéria prima, garrafas plásticas de refrigerante. As oficinas não irão apenas ensinar a fabricação desse produto, mas também sensibilizar os participantes sobre questões ambientais. Segundo o gerente de Meio Ambiente da CPFL Energia, Rodolfo Nardez Sirol, durante os cursos, as pessoas serão estimuladas a promoverem em suas casas e na comunidade onde estão inseridas o uso consciente da energia elétrica. “Nosso objetivo é alertar a população sobre a utilização racional e segura da energia elétrica, provando que, podemos reduzir o consumo e os impactos ambientais com soluções economicamente viáveis”, explica.

Dividido em quatro módulos, os cursos serão ministrados pela H. Melillo, instituição parceira da CPFL voltada ao desenvolvimento de cidadãos e comunidades. Com 2 horas de duração, além de dinâmica de sensibilização e palestra, o participante deverá sair ao final da oficina capacitado a construir um aquecedor solar de garrafas de Polietileno, mais conhecido como PET, mostrando como é possível racionalizar o consumo utilizando-se de fontes energéticas alternativas, de forma prática e acessível. Desenvolvido por um comerciante de Tubarão, Santa Catarina, o aquecedor utiliza o mesmo princípio daqueles produzidos industrialmente e pode atingir 38º Celsius no inverno e 50º no verão do sul, onde o produto foi desenvolvido.

As oficinas são resultados da parceria entre os departamentos de Meio Ambiente e Eficiência Energética da empresa e fazem parte de uma série de iniciativas realizadas na Semana do Meio Ambiente da CPFL Energia, que acontece entre os dias 7 e 13 de junho, em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente.

Com vagas limitadas, as oficinas acontecerão nas sedes da CPFL Energia de Bauru, Ribeirão Preto, Sorocaba e Santos. Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de junho pelo site: http://www.cpfl.com.br