A unidade do Sesc Registro funcionará inicialmente aos finais de semana,
das 10h às 19h e receberá atividades culturais e esportivas
A partir do próximo sábado, 23, o Sesc – Serviço Social do Comércio passa a administrar o Complexo K.K.K.K., em Registro. A cessão de uso real do solo do Complexo foi assinada no último dia 22 de junho na presença do Presidente do Conselho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo, Abram Szjaman e do prefeito de Registro, Gilson Fantin. Esteve presente ao ato o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

A programação sociocultural estará voltada, como é característico dos projetos de ação do Sesc, para toda a população da cidade e da região e para todas as idades. Danilo Santos de Miranda reforça que “esta é a primeira unidade a ser instalada na Região do Vale do Ribeira e o Sesc ocupará um dos mais belos cartões postais que o Município possui”. Portanto, “os trabalhos serão direcionados ao fomento de atividades importantes nas áreas de esporte, cultura, cidadania e arte”, afirma Miranda.
A programação de abertura do teatro para o público acontece nos dias 23 e 24 com o espetáculo infantil O Senhor dos Sonhos, da Cia. Truks, às 11h30. Para encerrar as atividades do primeiro e do segundo dia, o Sesc Registro recebe no teatro o cantor e compositor Arnaldo Antunes com o show intimista A Casa é Sua, acompanhado pelos músicos André Lima e Chico Salém, às 20h no sábado e às 18h no domingo. Para estas atividades será necessária a retirada de ingressos com 1h de antecedência no local.
Na área de convivência funcionará o espaço de leitura e a programação será aberta, no dia 23, com a apresentação de um sarau literário com o rapper Thaíde e o escritor Paulo Lins, autor do livro e roteirista do filme Cidade de Deus.
Nas artes visuais, a partir das 10h30 será realizada um ateliê para a família com atividades manuais que promovem a interação entre gerações. Às 14h30, a Unidade recebe o Gabinete de Curiosidades e Habilidades com oficinas, espaço de leitura e exibições de curtas. No sábado 23, às 19h haverá projeções artísticas (videomapping) na fachada do Complexo com o coletivo Visual Farm.
Na área de circo, no último final de semana de julho, às 11h30 e às 15h, o grupo paulista Arena Circus apresenta o espetáculo de variedades Magnífico, com números raros de habilidades circenses.
Na área de dança, no domingo, 31, Denise Stutz apresenta o espetáculo Finita que traz reflexões sobre o tempo, o fim das coisas e o que não existe mais e questiona como construir uma dança a partir da presença e da ausência.
O público terá acesso às atividades físico-esportivas em dois espaços: Sala de Ginástica Multifuncional, onde haverá orientação com instrutores sobre o programa de exercícios físicos do Sesc e a Praça Esportiva que apresentará diversas modalidades como badminton, frescobol, vôlei, basquete, tênis, entre outros.
Na área de sustentabilide e valorização social a atividade Mosaico de Saberes – Mostra de Boas Práticas abre espaço para os expositores locais, da região e da capital, para troca e difusão de experiências e de ideias. A oficina Registros de Registro estimulará a coleta de narrativas dos moradores da região e público visitantes que irão compor um painel de ilustrações e memória. Haverá também ficinas de bordado e de plantio, expedição para conhecimento da flora e da fauna local e conversas ao pé da árvore.
Para os idosos serão realizadas atividades de sensibilização sobre o envelhecimento como a instalação Era uma Casa nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada que integrou a campanha de Prevenção de Quedas com dicas e informações úteis, que de forma lúdica chamam a atenção para situações de risco presentes no cotidiano e o Jogo da Casa Segura com o grupo Cria Ludis. O ceramista e performer Luciano Almeida desenvolverá uma escultura em tempo real mostrando o processo de envelhecimento. Para incentivar a relação intergeracional o projeto Avós e Netos realiza a vivência Cirandas do Brasil com o grupo EME Cultural. A intervenção Possíveis Janelas Para Ver o Tempo Correr, com a Cia Opovoempé, provoca o público e busca refletir sobre as sensações do envelhecer.
Futura Unidade
Sigla para “Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha”, K.K.K.K. é a Companhia Ultramarina de Desenvolvimento, nascida em Tóquio em 1913 com o objetivo de apoiar e instrumentalizar os imigrantes japoneses a caminho do Brasil. Marco da imigração nipônica na região do Vale do Ribeira, o conjunto arquitetônico foi construído em 1919, às margens do Rio Ribeira. É composto por 4 armazéns, somando mais de dois mil metros quadrados, com um edifício de engenho que, na época, era utilizado para o beneficiamento do arroz e que centralizou, durante suas atividades, a infra-estrutura industrial e comercial da região.
Funcionou até 1939, quando interrompeu temporariamente suas atividades em função da II Guerra Mundial. Em seguida, retomou suas atividades fabris a pleno vapor e, com diversas adaptações, seus galpões tiveram finalidades sociais e culturais ao longo das décadas. Tombado em 1987 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), foi restaurado no início dos anos 2000 pela equipe do arquiteto Marcelo Ferraz.
Os edifícios abrigaram o Memorial da Imigração Japonesa, que ora aguarda a finalização de sua futura sede, e receberam shows e atividades culturais. Símbolo da tradição e história para a comunidade de Registro, o K.K.K.K. agora se prepara para ser espaço privilegiado para o trabalho a ser desenvolvido pelo Sesc SP na cidade de Registro.
Sobre o SESC
Esporte, Cultura, Lazer…As ações do Sesc – Serviço Social do Comércio – são fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social.
Ao longo dos anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.
Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas. No Estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 36 unidades, em sua maioria centros culturais e desportivos. Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, programas especiais para crianças e terceira idade, além dos pioneiros Mesa Brasil Sesc São Paulo, de combate à fome e ao desperdício de alimentos, e Internet Livre, de inclusão digital. Além disso, a instituição conta com o Portal SescSP, o SescTV, as Edições Sesc e o Selo Sesc, e diversas revistas – Em Cartaz, Mais 60, Problemas Brasileiros e Revista E – para registrar e divulgar suas ações, ampliando assim o acesso de suas programações e aos bens culturais que produz. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.
 
Sobre Registro
Registro é um município brasileiro da Microrregião de Registro, na Mesorregião do Litoral Sul Paulista, no estado de São Paulo. Conhecida como a capital do Vale do Ribeira, situa-se entre 0 e 25 metros acima do nível do mar e seu clima é classificado como subtropical úmido.
A região original do Município era um centro de fiscalização do ouro explorado no Alto Ribeira no século XVII. Era o Porto de Registro de Ouro. O povoado cresceu, desenvolveu-
se e passou a ser conhecido, em 1934, como Distrito de Paz de Registro, e, em 1945, oficialmente tornou-se Município de Registro.
Registro possui cerca de 80 bairros distribuídos em 722,411 quilômetros quadrados de área. Em 2014, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 56 203 habitantes[3] . A diversidade cultural e econômica e a concentração populacional fazem com que Registro seja conhecida como “Capital do vale do Ribeira”, ou também como “Capital do Chá”, em alusão a um dos principais produtos exportados pelo Município, principalmente até meados da década de 1990.
Conforme Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006, o Município é oficialmente Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo porque teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado de São Paulo. O Conjunto Iguape (colônias de Registro, Sete Barras e Katsura ou Giporuva) foi cronologicamente a primeira grande colônia formada por japoneses no Brasil, e também a primeira entre as colônias fundadas por capital privado nipônico.
Localizam-se no Município bens culturais da imigração japonesa que já são preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como: Sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos japoneses, as Igrejas Episcopal Anglicana e de São Francisco Xavier e as primeiras mudas de chá da variedade Assam. Em vários pontos da cidade de Registro estão instaladas esculturas do artista plástico Yutaka Toyota confeccionadas com material das antigas fábricas de chá e dos armazéns e do engenho de beneficiamento de arroz.
PROGRAMAÇÃO
Dia 23 de julho – Sábado
10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada – Instalação Prevenção de Quedas
10h – 19h Sala de Ginástica Multifuncional – GMF
10h – 18h Praça Esportiva
10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas
10h – 17h Espaço Brincar
10h – 17h Espaço de Leitura
10h30 – 12h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro)
10h30 – 11h30 Ateliê para Família
11h30 – 12h30 O Senhor dos Sonhos – Teatro de bonecos com Cia Truks – Teatro. Retirada de ingressos 1h antes.
12h30 – 13h30 Intervenções de Dança
13h – 14h Intervenção Envelhecimento
14h – 16h Autorretrato em Argila (Oficina Trabalho Social com Idosos)
14h30 – 16h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro)
15h – 17h Cirandas do Brasil (Vivência de canto e dança com EME Cultural)
14h – 18h Gabinete de Curiosidades e Habilidades
16h – 18h Oficina Artes Visuais
17h – 19h Sarau Literário com rapper Thaíde e escritor Paulo Lins
19h – 20h Videomapping com Coletivo Visual Farm
20h – 21h30 – A casa é Sua – show com Arnaldo Antunes, acompanhado por André Lima e Chico Salém – Teatro – Retirada de ingressos 1h antes.
Dia 24 de julho – Domingo
10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada – Instalação Prevenção de Quedas
10h – 19h Sala Ginástica Multifuncional – GMF
10h – 18h Praça Esportiva
10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas
10h – 17h Espaço Brincar
10h – 17h Sala de Leitura
10h30 – 12h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro)
10h30 – 11h30 Oficina para Família
11h30 – 12h30 O Senhor dos Sonhos – Cia Truks – Teatro. Retirada de ingressos 1h antes.
12h30 – 13h30 intervenções de Dança
13h – 14h Intervenção Envelhecimento
13h – 17h – Possíveis Janelas para Ver o Tempo Correr (Grupo Opovoempé)
14h – 16h Autorretrato em Argila – (Oficina TSI)
14h – 18h Gabinete de Curiosidades e Habilidades
14h30 – 16h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro)
16h – 18h Oficina Artes Visuais
18h – 19h30 A Casa é Sua – show com Arnaldo Antunes – Teatro – Retirada de ingressos 1h antes.
Dia 30 julho – Sábado
10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada – Instalação Prevenção de Quedas
10h – 19h GMF
10h – 18h Praça Esportiva
10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas
10h – 17h Espaço Brincar
10h – 17h Sala de Leitura
10h30 – 11h30 Oficina para Família
11h30 – 12h30 Espetáculo de circo Magnífico (Grupo Arena Circus)
11h30 – 15h30 – Possíveis Janelas para ver o tempo correr (Opovoempé)
14h – 16h Percussão Corporal (Oficina TSI)
14h – 17h Prevenindo Quedas com Exergames
14h – 18h Gabinete
15h – 16h Espetáculo Magnífico (circo)
16h – 18h Oficina Artes Visuais
17h – 18h30 Música de Câmara
19h – 20h Videomapping Coletivo Visual Farm
Dia 31 – Domingo
10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada – Instalação Prevenção de Quedas
10h – 19h GMF
10h – 18h Praça Esportiva
10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas
10h – 17h Espaço Brincar
10h – 17h Sala de Leitura
10h30 – 11h30 Oficina para Família
11h30 – 12h30 Espetáculo Magnífico (circo)
14h – 16h Percussão Corporal (Oficina TSI)
14h – 17h Prevenindo Quedas com Exergames
14h – 18h Gabinete
15h – 16h Espetáculo Magnífico (circo)
16h – 18h Oficina Artes Visuais
18h – 19h30 – Espetáculo de Dança Finita, com Denise Stuz – Teatro. Retirada de ingressos 1h antes.