Personal Travel, Marlli Píres, explica quais os cuidados tomar para uma viagem tranquila e de sucesso

Faltam poucos dias para um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros: o Carnaval 2018. Esse ano a festa acontece entre os dias 9 e 12 de fevereiro e quem ainda não se organizou para a viagem, ainda pode aproveitar. Rio de Janeiro e Salvador estão entre os destinos mais disputados pelos foliões que querem aproveitar os quatro dias de festa pulando na avenida ou correndo atrás do trio elétrico.

A personal travel, Marlli Píres – diretora da franquia Flyworld em Cotia (São Paulo), enfatiza que o feriado também pode ser aproveitado por quem prefere descansar com a família ou amigos. “Hoje, 60% das pessoas aproveitam o Carnaval para descansar e é muito comum viajar com os filhos”, diz. Ela explica que entre os destinos mais procurados estão Fernando de Noronha (PE), São Miguel dos Milagres (AL), Jalapão (TO), Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Serra da Canastra (MG), São Francisco Xavier (SP) e Cunha (SP).

A escolha do destino pode variar de acordo com a disponibilidade financeira de cada viajante. “O orçamento e o destino podem variar de acordo com as preferências e exigências em relação à categoria de hotéis e horários e escaladas de voos, no caso do destino necessitar de passagem aérea, por exemplo”, diz.

Ela enfatiza que a palavra de ordem é organização, principalmente, para quem deseja viajar em grupos. Confira as dicas:

– Entrem em consenso: viagens em grupos exigem certa organização. Todos têm que estar de acordo com o destino escolhido, o tipo de hospedagem, os roteiros a serem feitos, os passeios e os orçamentos. “Depois de escolher o destino, as condições de pagamento e demais detalhes, o grupo pode eleger uma pessoa para ser o intermediário nas negociações com a agência de viagens, coletando dados cadastrais, fazendo as reservas e pagamentos”, ensina.

– Otimizem o espaço: De acordo com Marlli Pires, é importante para quem viaja em grupos escolher hospedagem que ofereçam quartos que acomodem até quatro pessoas, pois isso torna o orçamento mais barato. Além disso, escolher destinos e hospedagens que ofereçam diversão e recreação também pode tronar a hospedagem mais atrativa.

“A localização é um detalhe importante, por isso, deve-se escolher hotéis ou pousadas próximas dos centros de interesse para o turismo, evitando grandes transtornos com deslocamentos e traslados. Isso faz com que o passeio fique mais econômico”, enfatiza.

– Economize: A viagem pode ficar ainda mais barata se o grupo optar por voos em horários menos atrativos (como os da madrugada, por exemplo) ou hospedagens mais baratas. Neste caso, os Hostels são excelentes opções para quem quer gastar menos.

“Se houver hospedagens com quartos equipados com cozinha pode ser uma forma de economizar com alimentação pois, pode-se preparar lanches e pratos no próprio apartamento. Além disso, roteiro de passeios e atividades definidos com antecedência também pode ajudar a economizar com gastos desnecessários e imprevistos”, ressalta.

– Consulte um agente de viagens: A personal travel explica que o agente de viagens tem o compromisso de auxiliar os passageiros em todas as questões apontadas nas dicas anteriores, além de proporcionar a segurança nas reservas, nas necessidades do passageiro antes e durante a viagem garantindo que tudo ocorra de acordo com as expectativas do viajante.

– Prepare bem as malas: Consultar as condições climáticas do lugar a ser visitado e levar roupas adequadas ao clima local é uma dica importante. A diretora da Flyworld Cotia diz que o viajante deve calcular o que usar a cada dia da viagem, não levar objetos, vestimentas e calçados desnecessários. E um alerta: não esquecer documentos e medicamentos em uso!

– Cuidado com as crianças: Observar as condições climáticas também é uma dica para quem quer viajar com crianças, isso permitirá escolher roupas adequadas. Atenção especial para a carteira de vacinação que deve estar em dia e não esquecer medicamentos em uso são detalhes a que se deve atentar.

“Levar um kit de primeiros socorros é sempre bom e é interessante oferecer às crianças a alimentação mais próxima possível daquela feita em sua casa, a fim de não causar nenhum transtorno alimentar que possa atrapalhar os dias de descanso e férias”, explica Marlli.

– Todo cuidado é pouco: Outros cuidados básicos como nunca esquecer protetores solares e roupas leves para os destinos mais quentes e ensolarados podem garantir o sucesso da viagem. Além disso, é sempre bom lembrar de não consumir alimentos sem saber qual é a procedência e que não estiver acostumado a consumir. “Beber muita água e sempre procurar levar água durante os passeios, principalmente, se estiver com crianças é uma dica importante”, finaliza.