beira mar sao francNo dia 3 de novembro, o Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, iniciou um Diagnóstico Socioambiental e Sanitário na Bacia do Rio São Francisco, onde se encontra uma das captações de água que abastece parte de Caraguatatuba e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo e que integra o sistema Porto Novo-São Francisco. Até meados de dezembro a equipe do Tecendo estará visitando moradias nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo, ambos em São Sebastião, e aplicando um questionário que aborda tratamento de esgoto, tipos de moradias, abastecimento de água e destinação do lixo. Tudo isso para gerar um diagnóstico que permita caracterização do estado atual da bacia do Rio São Francisco, entendimento da situação dessas comunidades e a relação que elas possuem com os cursos d`água da região.

Com os dados que estão sendo coletados, a equipe do Instituto Supereco estará elaborando um documento e realizará uma devolutiva entre os meses de junho e julho de 2015. O mesmo estudo será apresentado em reunião com os parceiros envolvidos e lideranças comunitárias como a Prefeitura de São Sebastião, o CBH-LN (Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) e a Sabesp, entre outros, para avaliação dos resultados, sugestões e validação. O diagnóstico socioambiental e sanitário servirá de base para a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a região já que mostrará as lacunas existentes nesses bairros e onde são necessários investimentos para a melhoria ambiental e da qualidade de vida da população.

Quem Faz

O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

Sobre o Instituto Supereco

O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 900 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área. Site www.supereco.org.br

Como participar

Os moradores da região do litoral norte podem participar ativamente das ações socioambientais do Projeto Tecendo as Águas. Basta acompanhar o calendário de ações pelo facebook do projeto e se inscrever em oficinas, mutirões, concursos e eventos culturais. Há várias ações aos finais de semana, cursos com certificado e atividades que podem acolher voluntários, artistas, ambientalistas, estudantes, professores, agricultores, comerciantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente e sustentabilidade. Para quem não está no litoral norte de SP, o convite é para acompanhar e postar sugestões na página Tecendo as Águas do facebook.

Facebook.com/TecendoasAguas

FOTOS: divulgação – arquivo do Supereco