basfEmpresa mostra Casa de Eficiência Energética como exemplo prático de suas iniciativas

A BASF vai participar da Sustainable Brands Rio, evento que reúne líderes empresariais e especialistas para promover o intercâmbio de práticas de sustentabilidade. No dia 25 de abril, o presidente da BASF para a América do Sul, Ralph Schweens, participa da plenária com o tema “Sustentabilidade como direcionadora da inovação”.

Eleita no final do ano passado pelo Guia Exame de Sustentabilidade uma das empresas mais sustentáveis do país, a BASF é um exemplo de companhia que promove o desenvolvimento econômico com o menor impacto possível ao meio ambiente. E foi pensando em crescer com inovação e responsabilidade ambiental que a empresa lançou no ano passado, em São Paulo, a CasaE – Casa de Eficiência Energética, que reúne em um único espaço diversas inovações para o mercado de construção.

O projeto, de R$ 3 milhões, recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2. Graças ao uso de materiais diferenciados, a economia de energia pode chegar a 70% na CasaE. O projeto apresenta, ainda, respostas para questões fundamentais do mercado de construção sustentável, como a rapidez dos processos, moradias mais acessíveis, a durabilidade dos materiais utilizados, seu reaproveitamento e a saúde e conforto das pessoas que habitarão os espaços.

No ano passado, a BASF, que tem mais de 10 mil colaboradores dedicados à área de Pesquisa & Desenvolvimento, destinou 1,8 bilhão de Euros à inovação e registrou 1,3 mil patentes. Cerca de um terço do investimento total em pesquisa é aplicado em projetos para aumento da eficiência energética e proteção do clima.

Flavia Tozatto, gerente de sustentabilidade da BASF, diz que a preocupação com as práticas sustentáveis já está incorporada à companhia. “Os critérios de sustentabilidade fazem parte dos processos de tomada de decisão para investimentos e se torna um fator chave em termos de crescimento do negócio. A BASF analisa a eficiência nos processos, o uso racional dos recursos, a segurança, saúde e respeito aos seus colaboradores e à sua vizinhança”, afirma Flavia.

A estratégia da BASF para a América do Sul tem na inovação e na sustentabilidade a meta de alcançar 3 bilhões de Euros em vendas provenientes de projetos e produtos inovadores até 2025. A expectativa é que nos próximos cinco anos a companhia alcance 30% de participação no mercado de construção sustentável.
Serviço:

A Sustainable Brands Rio será realizada nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções SulAmerica (CCSA), no Rio de Janeiro. www.sbrio14.com.br

Agenda BASF na SB Rio14:

– Palestra

25 de abril – 12h

“A sustentabilidade como direcionadora da inovação”

Ralph Schweens, presidente da BASF para a América do Sul

– Painel

24 de abril – 15h45

“Reimagine a estratégia e o modelo de negócios”

– Moderador: Lia Lombardi (CEBDS)

– Flávia Tozatto (BASF)

– Denise Alves (Natura)

– Juliana Nunes (Kirin)

– Jill Johnson (Solazyme)
Sobre a CasaE
A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.
O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor® – poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de até 70%.
A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.

Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
– As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall – empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás).
– Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6 mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.