O poço Macondo, responsável pela maré negra no golfo do México, foi definitivamente selado com uma tampa com estrelas em homenagem às 11 vítimas da explosão da plataforma de petróleo da companhia petrolífera BP (British Petroleum), informou nesta quarta-feira o coordenador dos trabalhos de reparo.

“Há 11 estrelas na tampa em honra às 11 vidas que se perderam durante a explosão trágica de 20 de abril” da plataforma Deepwater Horizon, explicou o almirante Paul Zukunft, que detalhou que cada estrela possui “11 pontos”.

A selagem do poço, realizada na segunda-feira, marca o início do abandono do poço. Ainda há vários navios trabalhando perto do local para recuperar materiais a 1.500 metros de profundidade, indicou Zukunft em uma entrevista com a imprensa.

Cerca de 994 quilômetros da costa foram afetados por segmentos com maior ou menor intensidade pela maré negra. Aproximadamente 40 quilômetros, um pouco mais que a semana anterior, estão gravemente contaminados “com petróleo persistente”, declarou Zukunft.

“[Equipes] limpam o litoral com a mão ou com máquinas, sobretudo no Alabama e na Flórida, onde as praias devem ser limpas para o spring break (férias de primavera dos estudantes)”, acrescentou o almirante.

Uma zona marítima de 23 mil quilômetros quadrados segue proibida para a pesca e ainda são realizadas investigações para encontrar, no fundo do mar, eventuais camadas de petróleo que poderia ser recuperado.

Cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo (cerca de 780 milhões de litros) foram derramados do poço acidentado em 20 de abril.

FSP