Levantamento revela que para 63% das agências de viagens e operadoras turísticas do Brasil a movimentação de vendas foi menor durante a temporada de inverno deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa feita pelo Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, por encomenda do Sindicato das empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

“Apontada por 46,4% dos entrevistados, a Copa do Mundo no Brasil foi o principal motivo para a queda nas vendas durante a temporada”, destaca Marciano Freire, presidente do Ipeturis. Outros motivos que contribuíram para os baixos resultados foram: ano de eleições (8,5%), cenário econômico negativo no país (8,5%), preços altos das tarifas aéreas (7,5%) e a alta do dólar (5,2%).

A pesquisa consultou 362 empresas em 62 cidades e 24 estados em todo o Brasil, sendo a maioria agências de viagens (88,4%) e operadoras turísticas (10,8%).

Perfil do turista

Entrevistadas em todo o país destacaram um equilíbrio na preferência dos turistas entre os destinos nacionais (49,8%), com leve predominância por viagens internacionais (50,2%), sendo destaque os Estados Unidos (42,9%), França (11,5%), Argentina (9,1%), Itália (5,6%) e Portugal (5,4%).

Os estados do Ceará (15,8%), Rio de Janeiro (13,4%), São Paulo (12,7%), Bahia (11,3%) e Rio Grande do Sul (11,1%) foram os destinos mais visitados no Brasil durante a temporada de inverno. Entre os destinos internacionais, os mais procurados foram Orlando (15,7%), Miami (13,4%), Paris (11,0%), Nova York (10,3%) e Buenos Aires (6,9%).

Quanto aos motivos das viagens, de acordo com as empresas entrevistadas, os turistas escolheram Fortaleza (15,3%) e Natal (7,9%) para aproveitar o sol e as praias. No Rio de Janeiro (12,1%), o atrativo foi a agenda de negócios, além do sol e praias. Em São Paulo (11,5%), negócios e compras. Em Gramado (7,3%) e nas Serras Gaúchas, foi o clima frio que chamou mais atenção.

SOBRE O IPETURIS

Fundado e mantido pelo Sindetur-SP, o Ipeturis foi criado em 2002 com a missão de promover pesquisas, estudos e capacitação com o objetivo de aprimoramento técnico e o desenvolvimento econômico do setor de turismo em todos os seus segmentos. São mais de 30 trabalhos desenvolvidos, entre eles a elaboração de estudos de natureza ambiental, administrativa, econômica e jurídica, além de indicadores do setor de turismo, análise de situação e tendências do mercado, avaliação de programas de produtividade, qualidade e gestão.

SOBRE O SINDETUR-SP

Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo, fundado há mais de 60 anos, é o representante legal de mais de 6,6 mil empresas de turismo. A entidade cumpre o papel de foro permanente de estudos e debates da indústria do turismo, na perspectiva do desenvolvimento técnico e econômico do setor de agenciamento de serviços turísticos. Faz parte de sua missão propiciar o aprimoramento dos agentes de turismo por meio da capacitação profissional através do acesso gratuito à informação técnica, atualizada e de qualidade.