Tóquio manteve o título de capital gourmet do mundo nesta semana, quando o guia Michelin deu à cidade o maior número de estrelas pelo quinto ano consecutivo.

Os restaurantes de Tóquio também levaram mais prêmios do que no ano passado. Dentre os premiados, 16 estabelecimentos foram prestigiados com três estrelas.

Segundo o Michelin, o título significa “uma culinária excepcional que vale uma jornada especial”. Dois restaurantes a mais receberem essa distinção em relação ao ano anterior, enquanto em Paris dez restaurantes obtiveram essa classificação este ano.

Segundo a avaliação, 14 dos melhores restaurantes de Tóquio são de culinária japonesa e dois, de culinária francesa.

O guia 2012 de restaurantes Michelin para a capital japonesa deu ao restaurante de sushi “Yoshitake”, em Tóquio, a melhor avaliação, em sua primeira aparição na lista.

O restaurante “Koan”, na área de Shonan, avaliada pela primeira vez, também entrou no ranking com três estrelas, elevando para 17 os restaurantes que receberam as três estrelas na área Tóquio-Yokohama-Shonan.

O restaurante “Ryugin”, de Tóquio, foi promovido de duas para três estrelas. O coreano “Moranbong”, também na capital, se uniu à lista com duas estrelas, tornando-se o restaurante coreano mais bem avaliado do mundo.
Silvio Cioffi/Folhapress
Tóqui, no cruzamento das avenidas Chuo-Dori e Harumi-Doro
Tóqui, no cruzamento das avenidas Chuo-Dori e Harumi-Doro

Entre os 247 restaurantes que receberam estrelas em Tóquio, 52 ficaram com duas, e 179, com uma estrela. Em comparação, Paris tem apenas 70 restaurantes estrelados no guia publicado pela fabricante de pneus francesa.

A seleção inclui uma série de estilos de culinária japonesa, desde fugu –baiacu (peixe-balão) que pode ser letal se for preparado de forma errada–, sushi e tempurá, até os favoritos dos trabalhadores assalariado, como o soba (macarrão feito de trigo sarraceno) e o yakitori (espetinho de frango).

Os prêmios são altamente respeitados no Japão, uma das nações mais obcecadas com comida no mundo, e a mais recente edição do guia representa uma cobertura cada vez maior da área geográfica no país.