JBS, BFR e Unilever foram as empresas reconhecidas pelo McDonald’s Corp por suas iniciativas inovadoras

 

São Paulo (SP)  –  O McDonald’s Corp anunciou mundialmente hoje os vencedores da edição 2014 do prêmio “Best of Sustainable Supply” – que destaca os fornecedores que apresentaram resultados significativos na área de sustentabilidade. Os especialistas da empresa avaliaram os resultados atingidos em oito plataformas: Mudança climática e energia; Água; Resíduos; Terra e biodiversidade; Saúde e bem-estar humano; Saúde e bem-estar animal; Impacto na comunidade e Economia.

Entre mais de 600 empresas participantes, três cases do Brasil estão entre os 50 melhores projetos: JBS (categorias “Mudança climática e energia” e “Água”); BRF (dois projetos na categoria “Resíduos”) e Unilever Food Solutions (“Terra e biodiversidade”).

“Os projetos participantes do prêmio Best of Sustainable Supply demonstram que nossos fornecedores não só buscam oferecer um bom produto, mas o comprometimento deles alcança também a forma como o fazem e como contribuem com o cuidado do nosso meio ambiente. Parabenizo os ganhadores, especialmente a todos os nossos fornecedores latino-americanos, que se envolvem cada vez mais nesses projetos”, comentou Woods Staton, CEO da Arcos Dorados (maior franquia de McDonald’s no mundo).

A empresa JBS se destacou em dois projetos: “Resíduos como fonte de energia”, que permite que resíduos industriais sejam transportados a aterros sanitários e reutilizados para gerar energia térmica, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa entre 20% e 30%. Já o programa “Investimento para a eficiência da água” substitui os sistemas de pulverização do líquido para manter os níveis de temperatura constante para os animais. A ação melhorou a prática de bem-estar animal e reduziu o consumo de água, de 700 para 40 litros por hora.

A BRF foi premiada em dois projetos: “Logística reversa de resíduos animais” e “Utilização de lodos de flotação como combustível alternativo para o vapor”.  No primeiro foram recolhidas e tratadas 1.500 toneladas de resíduos animais, desde 2009, em uma área de tratamento específica. O segundo projeto tem como objetivo a redução de custos ao diminuir o volume de madeira utilizada para gerar vapor. Além dos benefícios financeiros, o processo também garante a qualidade do combustível e vapor gerados.

A Unilever Food Solutions participou com o projeto “Óleo de palma, óleo de soja e açúcar sustentáveis”, que apoia a produção sustentável desses produtos. Por meio do programa, a Unilever no Brasil comprou créditos equivalentes a 100% do volume de óleo de soja e palma para dar suporte às suas iniciativas em sustentabilidade.

“Na Arcos Dorados nos esforçamos dia a dia para fazer nosso trabalho da melhor maneira possível, não somente para nossos clientes, mas também com o meio ambiente. É realmente gratificante ver que nossos esforços são apreciados e contagiam nossos fornecedores, que respondem com projeto tão inovadores”, destacou Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade da companhia.