Agora, os caminhões são azuis e possuem a logomarca da coleta seletiva e do Plano Ubatuba Sustentável, além dos dizeres “coleta seletiva de lixo”. Além disso, as pessoas escutam um jingle (música) que avisa o momento em que o caminhão da coleta seletiva está passando em suas ruas.

“Estamos certos de que esta diferenciação nos caminhões da coleta seletiva vai ajudar o munícipe a identificá-los e diferenciá-los dos caminhões que realizam a coleta de lixo orgânico, incentivando a pratica da separação do lixo reciclável e sua correta destinação”, afirma o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim.

Estes caminhões, que inicialmente estão operando nas ruas do centro da cidade, passam em dias e horários fixos (segundas, quartas e sextas, a partir das 7 horas da manhã), recolhendo o que está nas lixeiras naquele momento.

“Portanto, é de extrema importância que as pessoas se habituem a colocar o lixo reciclável para fora de casa apenas nos dias em que o caminhão da coleta seletiva for passar em suas ruas”, acrescenta o secretário.

A pintura diferenciada dos caminhões e a implantação de um novo e mais eficiente sistema de coleta seletiva fazem parte do Plano Ubatuba Sustentável, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma série de ações que viabilizem o desenvolvimento sustentável do município, abrangendo as áreas ambiental, econômica e social.

Coletor de lixo reciclável

Outra novidade no sistema de coleta seletiva é o coletor instalado no calçadão, onde as pessoas depositam separadamente os lixos de material plástico, vidro, papel e sucata. Um fator interessante é que os próprios coletores são fruto de material reaproveitado, cedido pela empresa Mil Clean.

Além disso, o suporte construído para abrigar os coletores foi feito com madeira reutilizada. Estes coletores deverão ser instalados em breve em outros locais da cidade.

“Sabemos da importância de uma cidade turística como a nossa possuir uma coleta seletiva eficiente. Por isso estamos trabalhando seriamente neste sentido e os coletores diferenciados também fazem parte do desenvolvimento de uma nova e necessária consciência na população de Ubatuba”, concluiu o secretário de Obras, João Paulo Rolim. Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Ubatuba.

Fonte: Agora Vale