Após uma década de resgate do método tradicional de produzir vinho, pisando as uvas, vinícola encanta e diverte turistas de todo o País com momentos unicos

Todo começo de ano é tempo de celebrar a safra da uva, e para 2016, a Vinícola Góes preparou muitas surpresas para quem vai participar da tão esperada Vindima. A fim de comemorar uma década da festa da colheita da uva, você poderá reviver a historia de uma das mais antigas tradições do mundo, realizando a colheita e a pisa da uva, e conhecer todo o processo de fabricação em meio aos parreirais da Vinícola Góes. Os passeios ocorrem do dia 16 a 31 de janeiro, sempre aos sábados, domingos e feriado (25) com horários de 10h, 11h30 e 13h para início de passeio.

A festividade começa com um filme apresentando aos visitantes a história da vinícola. Após isto, a equipe Góes liderada pelo seu diretor geral Cláudio Góes, acompanha a turma até o parreiral dentro de um trenzinho aberto, que permite visualizar o percurso. Durante o trajeto, curiosidades sobre a colheita e plantio de uvas são contadas em uma conversa animada e informal entre os turistas e os colaboradores da empresa.

Já no parreiral, os visitantes colhem as uvas diretamente na videira, que posteriormente são levadas para uma grande tina. Após a colheita, são todos encaminhados para a fábrica, onde todo o processo da elaboração do vinho é desvendado pelo enólogo Fábio Góes, que desmitifica os segredos e tira dúvidas.

Depois de conhecer todos os processos tecnológicos de fabricação do vinho, os visitantes vivem a tradição da pisa da uva, com música italiana e muita felicidade, todos são guiados para reviver a história de produzir o vinho da maneira mais antiga e encantadora, pisando as uvas.

Ao término da pisa, um saboroso almoço é servido no parreiral, este ano em um cenário temático, sustentando ainda mais a ideia de estar no século passado, com máquinas e instrumentos utilizados na produção do vinho e garrafas antigas, todo o mobiliário estará em exposição.

“Comemorar uma década é para poucos, que venham muitos mais!”, celebra Claudio Góes, diretor geral da empresa. Que acrescenta: nossa satisfação é dividir o conhecimento com nosso público, clientes, amigos, conhecedores ou não de vinho. O enoturismo está crescendo no Brasil e esse evento contribui para isso, temos orgulho dessa festa, assim como dos nossos vinhos.

Além do passeio contagiante os visitantes podem adquirir uvas in natura, artesanato, licores, doces caseiros, souvenirs em geral e desfrutar do jardim bucólico, no complexo da vinícola com lago e cachoeira.