Veja as fotos do VII Seminário Internacional de Sustentabilidade.

1º dia

2º dia

VII Seminário Internacional de Sustentabilidade

Além dos 18 anos de compromisso com turismo e a proteção ao meio ambiente, através de nossas edições mensais e o nosso portal na internet, também promovemos seminários para abordar as questões mais atuais no aspecto sócio ambiental.

Nossa missão: Promover o diálogo franco e transparente entre organizações, poder público e sociedade, no que diz respeito as questões sociais, ambientais e econômicas em todo o Brasil.

Nossa visão: Em plena  “era da informação” , acreditamos que é através de encontros em que organizações possam divulgar as suas ações favoráveis à sociedade, e esta apresentar as suas indagações, e o poder público poder cooperar e buscar a sinergia para o desenvolvimento sustentável e garantir o bem estar de todos.

Segue breve resumo de nossos principais eventos:

Seminário Internacional de Sustentabilidade
Evento que neste ano está em sua 7ª Edição, e será realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, no mês de outubro, traz à tona, o debate das principais questões de interesse da sociedade rondoniense, como a construção das hidrelétricas do Rio Madeira.  Este seminário já contou com vários nomes da sustentabilidade nacional e internacional, como é o caso de Dom Pedro Léon Azofeifa, membro da Academia de Ciências dos Estados Unidos e assessor especial do presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sanchez, e que promove ações formidáveis em desenvolvimento sustentável naquele país, como reflexo dos interesses da comunidade regional, surgiu o Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia. (Mais informações sobre todas as edições do Seminário Internacional de Sustentabilidade, à seguir).

Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal
Realizado em sua 1ª Edição, na cidade de Caraguatatuba, em maio deste ano, este seminário abordou os aspectos da Exploração das Camadas de Pré-Sal e o impactos sociais, econômicos e ambientais. Contando com palestrantes da PETROBRAS, CESPEG, Ministério de Minas e Energia e SABESP, este evento contou com a participação de prefeitos, presidentes de câmara, secretários municipais, representantes de entidades não governamentais, estudantes e professores, e do público em geral que garantiu lotação no local de realização deste evento, refletindo os anseios da população daquela região, está em formação do Fórum Permanente de Sustentabilidade  do Litoral Norte.

Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática
Com a cerimônia de entrega realizada durante o Seminário Internacional de Sustentabilidade, esta premiação está em sua 8ª Edição e visa homenagear aqueles que promovem ações em defesa do Meio Ambiente, como é o caso do deputado Jorge Amanajás, presidente da Assembléia Legislativa do Amapá devido o seu estado o campeão em preservação da Floresta Amazônica.

Debatedores Convidados:

Fernando GabeiraDeputado Fernando Gabeira – PV/RJ
É conhecido pela sua atuação no Partido Verde (do qual é membro-fundador), defendendo posições polêmicas em questões consideradas como tabus na cultura política brasileira (como a profissionalização da prostituição e a descriminalização da maconha). Como esquerdista histórico, esteve em diversas vezes alternando-se como membro do PV e o PT, candidatando-se ora pelo primeiro, ora pelo segundo, em diversas eleições. Disputou as eleições em 2008, para prefeito da cidade do Rio de Janeiro, atualmente e deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

Marina SilvaSenadora Marina Silva – PV/AC
Cogitada a ser candidata à presidência da República pelo Partido Verde (PV). Líderes do PV articulam um leque de apoio que dê envergadura eleitoral à eventual candidatura em 2010. No dia 19 de agosto de 2009, Marina Silva anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Marina disse que a decisão foi sofrida e a comparou com o fato de ter deixado a casa dos pais há 35 anos num seringal rumo a uma cidade grande. “Não se trata mais de fazer embate dentro de um partido em que eu estava há cerca de 30 anos, mas o embate em favor do desenvolvimento sustentável. Com grande celebração, anunciou sua filiação ao PV no dia 30 dia agosto.

José Sarney FilhoDeputado José Sarney Filho – PV/MA
Tem tido atuação relevante como Parlamentar, na defesa dos interesses do Maranhão e também na defesa dos interesses maiores do País. Sempre teve posições firmes e claras em defesa da democracia e de temas nacionais relevantes. Assim foi na defesa das eleições diretas e da reforma agrária, na luta pela convocação de uma constituinte soberana, no impeachment do Collor e na defesa da anistia dos demitidos pelo seu Governo. Na Assembléia Nacional Constituinte, vale dizer, teve participação ativa, como coordenador do Grupo Parlamentar para Estudos da População, foi um dos autores dos dispositivos que tratam do planejamento familiar.

Mario César MantovaniMario César Mantovani – Diretor de Mobilização da Fundação S.O.S. Mata Atlântica
Mario Cesar Mantovani, geógrafo e ambientalista há 35 anos, e também o diretor da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, uma organização não-governamental, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, criada em 1986 e tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.

David John Howard ThompsonMr. David John Howard Thompson – Primeiro Ministro de Barbados
Primeiro Ministro de Barbados desde janeiro de 2008, Thompson tornou-se político numa eleição após a morte do primeiro-ministro e herói nacional Errol Barrow, tornando-se representante da paróquia de Saint John em 1987. Enquanto Erskine Sandiford estava no poder como primeiro-ministro, Thompson atuou como ministro de Desenvolvimento Comunitário e Cultura de 1991 a 1993. Posteriormente foi indicado como ministro das Finanças de 1993 a 1994. Ele se tornou líder de seu partido quando Sandiford renunciou devido a um voto de desconfiança e ao fracasso das eleições de 1994 e 1999. Thompson renunciou à liderança de seu partido após a terceira derrota eleitoral, em 2000. Entretanto, quando o líder do partido, Clyde Mascoll, saiu do partido e ingressou no Partido Trabalhista de Barbados (BLP) Thompson novamente tornou-se líder, desta vez da oposiçãoem janeiro de 2006.

Debatedores Confirmados:

Jorge AmanajasDeputado Jorge Amanajás – Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá
Reeleito em 2006. Natural de Chaves (PA), é Licenciado Pleno em Física e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pará, Pós – Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amapá.  Sua maior atuação é na área de educação como fundador de um dos maiores projetos de inclusão social do País: Desafio, considerado o maior pré-vestibular gratuito do Brasil com mais de 100 mil matrículas, 12.369 aprovados em vestibulares e mais de 5 mil aprovados em concursos públicos. O projeto também apóia mais de 1.500 atletas no esporte. Em sue quarto mandato como deputado estadual, ocupou a presidência da assembléia pela primeira vez em 2004. Também foi 1º secretário da Mesa Diretora, presidente do Parlamento Amazônico, membro da Comissão de Orçamento e Finanças e relator da CPI da ICOMI.

José Geraldo RivaDeputado José Geraldo Riva – Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Durante os quase oito anos como deputado estadual, Riva tem se destacado como um dos parlamentares mais atuantes e produtivos da Assembléia Legislativa. Ao longo desse período mais de duas mil proposições foram apresentadas, entre elas estão projetos de lei, requerimentos, indicações, projetos de resoluções. Até o início deste ano, dos projetos apresentados por Riva, 143 viraram Leis. Os projetos de Riva atendem a praticamente todas as áreas, desde a preocupação com o jovem, enfocando principalmente a educação e o desemprego, passando pela segurança pública, saúde, desenvolvimento, cultura, além das questões administrativas.

Deputado Eduardo ValverdeDeputado Eduardo Valverde – PT/RO
Fundador do Sindicato dos Urbanitários (Sindur) de Rondônia, presidiu a CUT em Rondônia entre 1985 e 1989 e participou diretamente da fundação da maioria dos sindicatos de profissionais urbanos, bem como do Partido dos Trabalhadores no estado. Foi membro da Comissão Estadual do Trabalho e do Conselho Estadual de Previdência Social. Na Câmara dos Deputados, Eduardo Valverde é membro efetivo das Comissões de Fiscalização Financeira e da Comissão de Minas e Energia e participa ainda de outras oito comissões especiais e externas da Casa. O deputado manifestou-se em plenário mais de 300 vezes desde que tomou posse, participando ativamente das discussões das matérias em votação e posicionando-se sobre assuntos de interesse do povo brasileiro e, em especial, do povo de Rondônia.

Senador Expedito JúniorSenador Expedito Júnior – PR/RO
O trabalho de Expedito Júnior no Congresso Nacional foi reconhecido pelo povo de Rondônia, que o reelegeram para novamente representar o Estado. O terceiro mandato, que teve início em 1999 e terminou em 2003, também foi marcado pelos mesmos objetivos. Outro ponto que sempre fez parte da conduta política de Expedito foi não se importar com cores e diferenças partidárias. Suas emendas e convênios sempre foram disponibilizados pelo critério da necessidade e não do apadrinhamento. A conduta ética de Expedito na política, vem da convicção pessoal de que só com seriedade e compromisso com o povo se consegue de fato atingir os objetivos almejados.

Senador Valdir RauppSenador Valdir Raupp – PMDB/RO
Em 1982 elegeu-se vereador em Cacoal. Dois anos depois tornou-se o primeiro prefeito de Rolim de Moura, sendo reeleito para o cargo em 1992. Em 1990, candidatou-se a governador de Rondônia pelo PRN. Com a morte do candidato Olavo Pires, foi para o segundo turno. Perdeu para Osvaldo Piana, mas foi eleito quatro anos depois para o cargo, agora pelo PMDB. Em 2002, elegeu-se senador por Rondônia, cargo que ocupa atualmente. Entre os seus principais projetos de lei, estão lei sobre política energética nacional, relativas ao monopólio do petróleo, como também vedar a cobrança da taxa de flat sobre os financiamentos rurais.

Leia Mais [+]