Com intuito de comercializar o verão do Brasil que inicia em dezembro, o presidente da Embratur participou de agendas na América do Sul e fez reuniões na Abremar e Braztoa
 
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, esteve nesta segunda-feira (17), em São Paulo, para participar de reunião com o presidente da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, para conversar sobre medidas para incrementar o setor no Brasil. “Vamos estabelecer estratégias, em conjunto com a Associação, para alavancar o fluxo de turistas de cruzeiros para o nosso país”, disse Lummertz.
 

Na oportunidade, Ferraz explicou que foram analisadas as melhorias em cada terminal turístico onde foram feitos investimentos pelo governo federal nos últimos anos e identificados os problemas em todos esses terminais. “Com esse diagnóstico podemos buscar soluções, esse é o nosso intuito”, disse o presidente da Abremar.
 
O turismo de cruzeiros traz quase 600 mil pessoas ao Brasil, por ano, e param em quase 20 destinos. Desse total, cerca de 20% são da Argentina. Já o país que mais emite turistas de cruzeiro do mundo é os Estados Unidos. Dos 23 milhões de viajantes cruzeiristas, 12,5 milhões são americanos.
 
O segundo compromisso de Lummertz em São Paulo foi o encontro com a presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Magda Nassar, para discutir possíveis parcerias da Associação nas ferramentas de promoção da Embratur como feiras, workshops, press trips, famtours e eventos no exterior.
 
As reuniões contaram com as presenças dos diretores da Embratur, Marco Lomanto (Produtos e Destinos) e Gilson Lira (Mercados Internacionais) e da diretora executiva da Braztoa, Mônica Samia.
 
Agenda no Paraguai e Peru
 
O presidente da Embratur viajou no dia 17 para o Paraguai, cumprindo a agenda de imprensa e participaou do Workshop Brasil Sensacional, em Assunção, terça-feira (18) e lá, foi programada reunião com uma operadora de turismo paraguaia. “A extensa agenda na América do Sul servirá para trabalharmos o verão brasileiro em 2016. Vamos lançar uma nova campanha de promoção em setembro com objetiveo de atrair turistas de todo mundo e chamá-los para conhecer e desfrutar do segmento Sol e Praia no nosso país”, disse o presidente da Embratur.
 
Na quarta (19), Lummertz partiu para terras peruanas onde, em Lima, teve reunião com a Promperú, órgão responsável pela promoção turística do país, e em seguida com o Comitê Descubra Brasil no Peru, criado em 2004 por meio de parceira com o Ministério das Relações Exteriores com a finalidade de aumentar o fluxo de turistas peruanos para o Brasil.
 
“Para atrair mais turistas de países vizinhos e é importante participar dos workshops uma vez que podemos perceber melhor a demanda”, explicou ele.
 
No Peru, Lummertz teve agenda de imprensa, participou do Workshop Brasil Sensacional e encontro com representantes de operadoras de turismo peruanas. No fim do dia, ele se reuniu com o Conselho Diretivo do Comitê Descubra Brasil, no Peru.