Trabalho foi coordenado pelo Projeto Tartarugas do Delta

Voluntários retiraram mais de 200 quilos de lixo das praias do Itaqui e Arrombado, em Luís Correia, no Litoral do Piauí. O trabalho foi realizado nessa terça-feira (12) pela Associação de Moradores e Pescadores do Coqueiro da Praia, alunos e professores da Escola Carmosina Rocha, Pousada Vila Itaqui e estudantes da Universidade Federal do Piauí.

Durante a ação realizada nas duas praias foram recolhidos 86 quilos de plástico, 35 de vidro e 80 quilos de resíduo não reciclável. O material reciclável que foi recolhido será vendido e irá retornar paras as comunidades em forma de benefícios.

O trabalho foi coordenado pela bióloga Francinalda Rocha, responsável pela Educação Ambiental do Projeto Tartarugas do Delta, executado pela Comissão Ilha Ativa, e contou com a participação de 80 voluntários.

“Estamos tornando essa prática cada vez mais comum nas praias do Piauí e assim vamos conquistando mais simpatizantes que acabam aderindo às ações de limpeza de praia e levando a ideia de conservação para mais pessoas no seu cotidiano”, explicou a coordenadora.

O Projeto Tartarugas do Delta faz um trabalho de monitoramento das tartarugas marinhas, com o objetivo de acabar com o risco de extinção das espécies que habitam a região. Também é feita a capacitação de professores de escolas no Delta do Parnaíba, para conscientização sobre educação ambiental. No ano passado, cerca de 4 mil filhotes de tartaruga foram liberados no mar no litoral dos estados do Piauí e do Maranhão.