Líderes Internacionais Políticos e Religiosos Comprometem Nova Abordagem Sistemática para Paz

World Alliance of Religions: Peace Summit (WARP) foi realizada em 17-19 de setembro 2014, em Seoul. Com o tema “Promulgação de uma Lei Internacional para Cessação das guerras e Herança da Paz, e Unidade da Religião”, abriu um novo capítulo no movimento pela paz mundial.

Esta cúpula foi inovadora por apresentar “Unidade da Religião” como uma proposta concreta na realização da cessação das guerras e da paz mundial. Como os planos de ação são: primeiro, assinar o Acordo de Unidade da Religião; segundo, apresentar o Acordo para propor a Promulgação de uma Lei Internacional para a Cessação das Guerras; e incentivar todos os líderes políticos e religiosos de todo o mundo a participar. Neste sentido, a cúpula é esperada para servir como ponto de partida para a abertura de uma nova era de paz mundial.

A Cúpula WARP foi organizada pela Heavenly Culture, World Peace, Restoration of Light (HWPL) que é uma organização puramente não-governamental do Presidente Lee Man Hee. Mais de 50 chefes de Estado anteriores e atuais participaram nesta cúpula, que incluiu os presidentes, vice-presidentes e primeiros-ministros de todo o mundo. Stjepan Mesic (ex-presidente da Croácia e ex-presidente da Presidência da Iugoslávia), que estava entre os presentes, disse: “Esta ocasião, onde os chefes de Estado e líderes religiosos se reuniram pela paz, é sem precedentes. A idéia do Sr. Man Hee Lee é realmente incrível e excelente. Este evento maravilhoso vai certamente desempenhar um papel positivo em pôr fim às guerras e na realização da paz mundial”.

O fato de que mais de 680 líderes religiosos de 120 países concordaram com a idéia da “Unidade da Religião” e que eles vieram para a República da Coréia a partir de países estrangeiros distantes, tem um significado importante na história das religiões. Giani Gurbachan Singh, Jathedar do Akal Takht, enfatizou em seu discurso da Cerimônia de Abertura: “Todas as escrituras nos dizem que as religiões devem se unir. Um líder religioso, que fala de divisão e conflito, não é um líder religioso”.

A Cúpula WARP foi ativamente apoiada por pessoas de todas as esferas da vida. Uma vez que os jovens são as principais vítimas da guerra, é natural que mais de 600 representantes e membros das organizações de jovens de 139 países participaram do evento. Além disso, as mulheres, cujos filhos e maridos vão à guerra, participaram ativamente na Cúpula WARP. O fato, que as organizações de mulheres, incluindo International Women’s Peace Group (IWPG, Presidenta Nam Hee Kim) desempenharam um papel fundamental neste evento, foi recebido com entusiasmo pelas mídias estrangeiras. Na conferência de imprensa oficial, realizada como um pré-evento no Centro de Convenções do Hotel Walkerhill, mais de 200 jornalistas de mais de 100 organizações de mídias de 80 países relataram ao vivo a programação completa da Cúpula WARP para seus países. (Foto: Conferência de Imprensa)

Um apresentador de uma emissora famosa, que pediu para não ser identificado, disse: “Tenho ouvido muitas vezes do movimento pela paz do Sr. Man Hee Lee, por isso vim para este evento. A mensagem, que foi entregue aos chefes de Estado e líderes religiosos de todo o mundo pela cessação das guerras e realização da paz mundial, foi impressionante. E a mensagem da Sra Nam Hee Kim, que as mulheres estão trabalhando em conjunto pela paz mundial no espírito do amor maternal, a fim de proteger as crianças, realmente tocou o meu coração”.

No primeiro dia da Cúpula WARP, a Cerimônia de Abertura foi realizada no Estádio Olímpico de Seoul. Cerca de 200 mil pessoas participaram no evento, dentro e fora do estádio, estabelecendo-se como o maior evento de paz na história. As performances de cartão de dublê, pelos 12.000 membros das organizações de jovens, apresentaram uma visão espetacular e transmitiram a mensagem de paz para o mundo todo. E as performances expressando o desejo de paz nas vastas gramas verdes do estádio, deram emoções profundas e inesquecíveis aos participantes. (Foto: Cerimônia de Abertura, fotos de grupos, performances de cartão de dublê, Arirang e líderes de mãos dadas uns com os outros).

Na Cerimônia de Abertura, um videoclipe de mensagem de congratulações do Arcebispo Desmond Tutu, líder espiritual da África do Sul e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984, atraiu muita atenção. Ele disse em sua mensagem: “Eu gostaria de parabenizar Presidente Man Hee Lee e os membros da HWPL por organizar World Alliance of Religions: Peace Summit”. Obrigado por entregar a mensagem de paz e cessação das guerras para o mundo inteiro”. (Foto: Desmond Tutu)

No dia 18, segundo dia da Cúpula WARP, líderes religiosos proclamaram que eles irão transcender religiões e denominações, e encarregar na criação da Unidade da Religião, a fim de trazer a paz mundial. Doze líderes religiosos, incluindo Antonio Ledesma (Arcebispo de Cagayan de Oro, Filipinas), Swami Saraswati Chidanand (presidente da Parmarth Niketan Ashram), Martin De Jesus Barahona (Bispo da Igreja Episcopal Anglicana do El Salvador) e Giani Gurbachan Singh (Jathedar do Akal Takht), participaram na Cerimônia de Assinatura do Acordo de Unidade da Religião. Através deste acordo, eles declararam trabalhar com pessoas de todo o mundo para realizar a paz mundial através da Unidade da Religião, dizendo: “Todas as religiões devem se unir como um, em nome de Deus”.

Nesse dia, representantes de diferentes nações fizeram discursos sob o tema “Conflitos Religiosos e Paz Mundial”. O evento contou com a presença de chefes de Estado, embaixadores e outros dignitários. Além disso, à tarde, cinco sessões de grupo foram realizadas para incentivar os participantes a compartilharem os métodos de cooperação para realizar a cessação das guerras e paz mundial. Representantes de cada nação, incluindo líderes políticos e religiosos, primeiros-ministros e chefes de Justiça, participaram das várias sessões. O Acordo de propor a promulgação de uma lei internacional foi declarado juntamente com o Acordo de Unidade da Religião; e líderes políticos e funcionários do governo do mundo se comprometeram a estar na linha de frente em espalhar a necessidade de promulgar uma lei internacional para trazer a cessação das guerras.

No último dia do evento, dia 19, um total de 30.000 pessoas, incluindo os participantes da Cúpula, os membros dos grupos de jovens e mulheres e os moradores locais, participaram na Caminhada pela Paz Mundial, perto do Parque Olímpico de Seoul. Este evento, organizado pelo International Peace Youth Group (IPYG), comemorou o sucesso da World Alliance of Religions: Peace Summit (WARP), na qual participaram cerca de 600 membros dos grupos de jovens e mulheres, representando organizações em 139 países.

Por outro lado, o Sr. Man Hee Lee, presidente da HWPL, havia enfatizado a realização da cessação das guerras e paz mundial através da Unidade da Religião em diversas reuniões com as mídias. Isto foi enfatizado através de uma conferência de imprensa com mídias estrangeiras que se realizou no dia antes da Cerimônia de Abertura. Outra conferência de imprensa com jornalistas nacionais e internacionais foi realizada na conclusão da Cúpula, no dia 19. Através da World Alliance of Religions: Peace Summit (WARP), presidente Lee disse: “As guerras dentro da humanidade podem ser evitadas pela determinação dos nossos corações, e podemos realizar a paz mundial e deixar como herança para as gerações futuras”. Ele também trouxe a atenção do papel das pessoas de fé,pessoas religiosas, para esta finalidade. Sr. Lee também pediu às mídias de diferentes países do mundo, para relatar frequentemente sobre o Acordo de Paz assinado na Cúpula da Paz.