A Revista Ecoturismo recebe manifestações dos seus leitores e o portal de seus internautas encorajando sua missão e compromisso com a
sustentabilidade, nosso principal alvo e predicado.
Hoje destacamos o texto recebido de um de nossos leitores.
Hércules Góes: gente que faz a diferença
“Não alcançamos a liberdade com exagero e desrespeito às intuições constituídas, mas alcançamos a liberdade com o exercício da cidadania presidindo a ética principalmente no exercício do ofício profissional. A liberdade não é um fim, mas uma conseqüência. A existência do Jornal e Revista Ecoturismo vem consolidar o exercício da democracia.”
Hércules Góes é gente que faz a diferença. Na vida prioriza o próximo e marca sua passagem por esta terra sem medir esforços para promover a felicidade daqueles que estão a sua volta. Por onde passa faz amigos verdadeiros que aprendem a admirá-lo por sua simplicidade e pureza de espírito. Um jovem senhor com alma de menino e um grande coração, sempre aberto para fazer o bem sem olhar para cor, credo ou posição social.
Nascido em Santos, recebeu das mãos de Deus a incumbência de levar uma vida de total entrega e dedicação para fazer a diferença no seio de sua família e de sua comunidade, e atuando principalmente no mundo jornalístico.
Tanto em sua cidade natal, como em Rondônia, lugar onde escolheu e ergueu o seu edifício profissional, ou mesmo em Porto Velho, capital do estado, Hércules Góes fez história quando criou o jornal semanal Ecoturismo no ano de 1991. Lançou o primeiro tablóide, o primeiro jornal que ergueu a bandeira verde e fez sérias denúncias sobre a devastação na floresta Amazônica.
O jornalista defendeu o resgate da história cultural da estrada de ferro Madeira Mamoré. A história do Vale do Guaporé, por exemplo, serviu de vitrine para o mundo inteiro. Hércules Góes é audacioso, destemido, corajoso. Prova disso foi quando entregou ao ex-presidente dos EUA, Bill Clinton o exemplar de um livro escrito por ele próprio.
Mesmo mergulhando fundo no mundo da modernidade tecnológica, Góes não perdeu a pureza e a simplicidade de um homem capaz de contar sua própria sua história de vida em qualquer lugar, seja debaixo de um pé de jacutiba em Rondônia ou em um grande Centro de Convenções em Nova York ou Paris. Para ele não existe fronteira com a linguagem direita, ele entra em campo, jogando duro para fazer a diferença.
Firme no propósito de propagar a notícia sem máscaras ou rodeios, às vezes é mal interpretado. O jornalista persegue com firmeza e determinação a ética profissional, mesmo que para isso tenha que tomar para si pesados fardos. Por vezes vimos sua luta pleiteando junto a quem for preciso os meios para ajudar um necessitado, provando que solidário é aquele que nada espera em troca. A alegria que toma conta de sua vida transborda para quem o cerca e vem do fato de sempre fazer a felicidade do próximo.
Hércules Góes busca revelar para os leitores o exemplo de um homem “santista que é um forte” , como já afirmava Graciliano Ramos e mostrar que é possível acreditar que ainda existe amor pelo próximo seguindo os preceitos do Cristo.
Jéssica Amador – contato@revistaecoturismo.com.
Assessoria de Imprensa do Portal e Revista Ecoturismo