Editora Ecoturismo

Editora Ecoturismo

25 ANOS DE COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

A Editora Ecoturismo com 25 anos de existência, nasceu na Amazônia Ocidental em 1991, na ebulição da ECO 92, imbuída dos propósitos do movimento Ambientalista Brasileiro, sempre voltada ao temário do desenvolvimento sustentável e turismo. No segundo ano de sua existência foi parar nas páginas do Guiness Book sendo considerada a Maior Edição já realizada no país e o 1º Veículo especializado em Ecoturismo, sendo uma das lideres do Mercado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Turismo Nacional e Internacional.

Em 1988 a Ecoturismo iniciava uma jornada que naqueles idos ainda não tinha a visibilidade midiática dos anos 90 e 2000. Os Prêmios e Seminários de Ecologia e Turismo nos anos 90 na Amazônia foram precursores das batalhas que eclodiram na Eco 92 ,nos Movimentos Estrada Já e Bloco Norte do Mercosul,Saída Para o Pacífico em l995,envolvendo embaixadores, governantes de todos os rincões ,empresários e gente simples do povo .

Estes encontros eram realizados nos Hotéis Aquárias Selva,Vila Rica, Clubes 5 Bec , Tênis Clube, Vila da Eletronorte, verdadeiros palcos amazônicos das defesas ambientais.

Nos anos 2000, os Seminários Internacionais saíram dos cenários amazônicos e foram para os cenários do Rio Grande do Sul, agora já nos Teatros, com Prêmios, Seminários e Workshops ambientais, São Paulo capital, já iniciando a fase das Câmaras de Comércio, no caso a prestigiada Amcham, depois para Teatros Municipais como São Sebastião em São Paulo, com reconhecimento da Câmara de Vereadores local.

Ainda nesta década de 2000, os foros ganharam o contorno da capital federal e juntando forças ao Prêmio Chico Mendes do Ministério do Meio Ambiente de Marina Silva, um ícone ambiental planetário, já na Conferencia Nacional do Meio Ambiente.

Com a força do prestígio adquirido ao longo dos anos de persistência ambiental, as Universidades abriram as portas para estes verdadeiros Encontros da Sustentabilidade da Editora Ecoturismo, e os encontros internacionais, foram realizados em palcos como a Universidade Tiradentes, uma das maiores do Sergipe, a Faculdade São Lucas de Rondônia, com uma etapa e a conceituadíssima Universidade Anhembi Morumbi, a pioneira do país, abrigou a discussão ambiental em 2006.

2007 é a vez da Ulbra, conceituada universidade luterana, respeitada em todo o Brasil abrigar esta etapa que tem o nome simbólico de V Seminário Internacional de Ecoturismo e Sustentabilidade e VI Premio de Ecoturismo e Agroenergias Renováveis, mas que na verdade marca os l9 anos do total de uma jornada de todos estes encontros, seminários, conferências, workshops, iniciados na terra de Rondônia, passando por todo o país e simbolicamente voltando as suas origens, no momento em que Rondônia se prepara para receber as Usinas do Madeira e abrigar os novos tempos da Rodovia do Pacífico para os próximos dois anos.

Não é mero casuísmo, nem coincidência, mas um reconhecimento à História da Editora Ecoturismo, que mesmo antes da fundação do Jornal Ecoturismo em 1991, já estava comprometida através dos outros veículos e encontros com a Causa do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, do Brasil e do Planeta, com 23 anos de chancela e total envolvimento à preservação do Meio Ambiente e a Sustentabilidade.

Atualmente seus eventos que nasceram e cresceram na região amazônica, depois de percorrer diversas regiões do país, voltam a acontecer em Porto Velho (RO) e conta com a participação e engajamento de toda a população local, estudantes, universitários e grandes personalidades que, assim como a Ecoturismo, estão empenhados em lutar pelas causas ambientais.

Tem seis livros publicados e esgotados em todas as suas edições, com respectivos lançamentos no Brasil e no Exterior.

Livros:

“Da Amazônia ao Carbono Zero” (lançado em dezembro de 2009)

“Bloco Norte Mercosul” (7 edições)

“Odisséia da Ocupação Amazônica” (3 edições)

“Madeira Mamoré-Patrimônio da Humanidade” (4 edições),

“Perscpectivas Econômicas da Amazônia”,

“Madeira Mamoré-Patrimonio da Humanicadae (5 edições) e

“O Grito da Amazônia Sustentável contra o aquecimento Global” versão Português e Inglês.

Autor: Jornalista Hércules Góes.