Biografia

Leia mais no Blog do Hércules Góes

Hércules Goes

Hércules Góes nasceu na Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos, em 7 de junho de l954, filho do polêmico Advogado vicentino; Lourival Inocêncio de Góes, que foi candidato a Vice Prefeito do Município, suplente de Deputado Estadual e que sofreu perseguição política por conta do Regime de l964, tendo sido exilado para o Nordeste do Brasil, onde morreu precocemente aos 45 anos de idade.

Com o falecimento do pai, quando o autor tinha apenas l4 anos, juntamente com a mãe Cyrene Rocha de Góes e suas três irmãs mais novas, Yara, Sara e Juciara, Góes teve que chefiar precocemente a família, tendo que vender doces na rua para manter a sobrevivência, sem largar os estudos que fazia no Colégio Canadá onde se formou em l972.

Góes, que é sobrinho neto do lendário Evangelista, um dos maiores ponta esquerdas do Santos Futebol Clube (Turma dos l00 Gols), ainda na infância viveu dois anos no Sul da Bahia, quando do exílio forçado do pai, granjeando muitos amigos naquele Estado.
Com uma vida muito difícil para se manter e com a garra da mãe que era costureira, não teve qualquer herança do pai, a não ser a retidão do caráter, mesmo assim com muitas dificuldades, conseguiu ingressar entre os primeiros classificados ao Vestibular da então única Faculdade de Direito de Santos: A Casa Amarela no ano de l973. Onde presidiu o Diretório Acadêmico Alexandre de Gusmão no ano de l975.

Hércules Góes e o Principe Charles (Reino Unido)Formado em Direito em l977, foi o primeiro aluno de sua turma a estrear no Tribunal do Júri de Santos, levado pelas mãos do seu preceptor, o advogado Jorge Drumond Burnier Pessoa de Melo, primo do poeta Carlos Drumond de Andrade. O autor chegou a pontificar com muito sucesso no Plenário do Júri de Santos e região nos anos 80, até que resolveu vislumbrar um novo mundo, atraído pela chance de descortinar a Região Amazônica, tendo partido em l985, para o Estado de Rondônia, juntamente com seu contemporâneo de Turma, Gilberto Barbosa Batista dos Santos, hoje Vice Procurador Geral da Justiça daquele Estado Amazônico.

Em Rondônia, dedicou-se a pesquisa dos temas regionais, como Advogado e Jornalista formado pela Unisantos em l984, tendo trabalhado na televisão local no SBT e na TV Manchete, além da Rádio Caiari, tendo lançado o Livro: “Bloco Norte do Mercosul”, com 7 edições esgotadas e depois o Livro: “Odisséia da Ocupação Amazônica”.

Envolvido pelos temas Ambientais, instituiu a Fundação Vale do Guaporé, nos anos 90, onde participou ativamente do Fórum das Ongs na ECO 92, signatário de documento que originou a Agenda 2l, além do Jornal e Revista Ecoturismo que foi considerado pelo Guiness Book, o Livro dos Records; como o Primeiro Veículo Especializado do Brasil em Turismo Ecológico.

Hércules Góes, sempre polêmico, envolvido em temas da sustentabilidade foi o autor de mais de 6 Seminários Nacionais e Internacionais na Região Amazônica e em todo o país, sempre com esta bandeira, que consumiu muito do seu convívio com a esposa Jacira Góes e os filhos Hércules Magnus, André Vinicius e Martin Augusto.
Evangélico de formação, foi o primeiro Vereador Santista com esta crença, Góes, ingressou na primeira Turma de Mestrandos em Direito Ambiental da Universidade Católica de Santos, entre os primeiros classificados no Concurso Público, estando aguardando decisão da Universidade para apresentar perante a Banca Examinadora de sua Dissertação o Ecoturismo no Vale do Quilombo.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Matéria sobre Hércules GoesHércules Goes e o ex-Presidente ClintonHércules Goes, FHC e Clinton