Ações simples e efetivas fazem o Hospital Alemão Oswaldo Cruz economizar 500 m³ de água por mês
 
São Paulo, 22 de março de 2016 – Ao longo dos últimos anos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz vem desenvolvendo diversas ações voltadas à gestão da sustentabilidade que permitiram a instituição crescer de forma sustentável, reduzir o consumo de recursos naturais e utilizar com mais eficiência os recursos hídricos. Ao lado da constante busca pela excelência nas áreas médicas, assistenciais e educacionais, o Hospital registra resultados significativos na economia de água.

“Com este propósito, desde 2014, já investimos cerca de R$ 1,5 milhão em projetos voltados, especialmente, para o aprimoramento da gestão hídrica, como a implementação de um sistema de reaproveitamento para reuso da água descartada no qual estimamos uma redução de 2.000m³ por mês, o que equivale ao abastecimento de 200 residências por um mês”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Humano e Institucional, Cleusa Ramos Enck.
Além disso, o Hospital adotou no ano passado diversas medidas para reduzir o consumo e evitar o desperdício dos recursos naturais. Redutores de vazão foram adaptados em todas as torneiras do complexo e as bacias sanitárias de cerca de 180 apartamentos da Torre B foram substituídas por bacias acopladas, que reduzem a vazão para até 12 litros de água, cada vez que a descarga é acionada. No sistema anterior, eram consumidos 20 litros de água por acionamento. Nos últimos sete meses, a redução do consumo foi de 5% ao mês, o que representa 500 m³ de água. Esse volume é capaz de garantir o abastecimento por dois dias dos 15 andares de uma das torres de internação do Hospital, que conta com 116 apartamentos.
Prédio Verde
Inaugurada em 2013, a Torre E, que conta com 181 leitos de internação, foi projetada conforme os critérios de construção sustentável que levou a obra a receber, no ano passado, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nível Gold na categoria New Construção.  A construção da nova torre contou com um projeto de aprimoramento da gestão hídrica, como a implantação de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas, captada por meio de dois reservatórios, que juntos têm capacidade de armazenar até 164 mil litros de água. Após ser clorada ela passa a abastecer as bacias sanitárias de todos os apartamentos e o sistema de ar condicionado da Torre E.
Para estimular o uso consciente dos recursos hídricos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove ações contínuas para seus colaboradores, fornecedores, pacientes e acompanhantes. A campanha informativa “Feche a torneira, abra uma ideia” tem por objetivo auxiliar o público interno a adotar práticas sustentáveis e fazer com que os colaboradores atuem como multiplicadores de soluções simples para o consumo consciente dos recursos hídricos.
Sobre o Hospital
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br