Debate acontece na próxima sexta-feira, em São Paulo. Na programação, destaca-se a apresentação da logomarca do projeto Brasil 2022: O País que queremos, desenhada pelo arquiteto e designer Ruy Ohtake.
No próximo dia 1º de julho, a partir das 9 horas, a CNTU realiza, em São Paulo, a 9ª Jornada Brasil Inteligente, que terá como tema o projeto “Brasil 2022: o País que queremos”. Na pauta da atividade, discussões sobre economia, cultura e política, visando um salto socioeconômico, cultural e científico tendo o bicentenário da Independência como norte.
Duas comemorações em 2022, o Bicentenário da Independência do Brasil e 100 anos da Semana de Arte Moderna, colocam desde já a questão fundamental dos destinos do País: a necessidade de conquistar o alargamento e aprofundamento da democracia e desenvolvimento nacional. O projeto Brasil 2022 é ato catalisador das potências criativas e vitais do País.
“Mais do que comemorar, com o Brasil 2022, a CNTU pretende mobilizar a força simbólica desses dois acontecimentos. Unir as potências dos profissionais universitários com todas as demais potências criativas da ciência, tecnologia, inovação, das artes, da filosofia, da literatura, da educação. Enfim, unir as forças da cultura, respeitando-se as características de cada uma, mas proporcionando o diálogo, a interação entre elas, por um mundo melhor, pelo país que queremos e podemos produzir”, avalia Allen Habert, diretor de Articulação Nacional da CNTU e coordenador do evento.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) é uma entidade representativa que reúne quatro federações e 56 sindicatos filiados. Com o projeto Brasil 2022, a confederação atua na criação de uma rede de parceiros e num conjunto de orientações iniciais para formular questões e respostas sobre as profissões universitárias e sobre o sindicalismo dos profissionais universitários.
Esse panorama e perspectivas entram em debate no evento. Duas mesas-redondas, abordando soberania, cultura, política e economia rumo ao País que queremos, e a plenária do “Conselho das 1.000 cabeças” compõem agenda da atividade.
Programação
9h – Sessão de abertura
9h30 – Apresentação da logomarca do projeto Brasil 2022: O País que queremos
Ruy Ohtake, arquiteto e designer
10h – Mesa-redonda “Soberania e cultura rumo ao Brasil 2022”
Allen Habert, engenheiro, diretor da CNTU
Ceci Juruá, economista, conselheira consultiva da CNTU
Isa Grinspum Ferraz, socióloga e cineasta, diretora cultural da Fundação Darcy Ribeiro
Jorge Antunes, compositor e maestro, professor titular da Universidade de Brasília (UnB)
14h – Mesa-redonda “Economia e política rumo ao Brasil 2022”
Carmen Cecilia Bressane, advogada, integrante da Auditoria Cidadã da Dívida
João Guilherme Vargas Netto, analista político, consultor sindical da CNTU
Odilon Guedes, economista, diretor da CNTU
16h – 9ª Plenária do Conselho Consultivo da CNTU, o “Conselho das 1.000 Cabeças”
Posse dos novos Conselheiros Consultivos
Depoimentos dos conselheiros sobre “Ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura rumo ao Brasil 2022”
18h – Encerramento
9ª Jornada Brasil Inteligente
Data: 1º de julho
Hora: 9h às 18h
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) – Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo
Informações e inscrições: atendimento@cntu.org.br e cntu@cntu.org.br
O evento é gratuito e terá transmissão online pelo site da CNTU (www.cntu.org.br).