Além do povo brasileiro, citado por 45% dos entrevistados, Belezas naturais/Natureza (23%), Praias/Mar (18%), Sol/Clima Tropical (com 14%) e Diversidade (9%) são o melhor do Brasil, na opinião de estrangeiros de 27 países, que visitaram o país em junho de 2009, período de realização das 2.405 entrevistas que compuseram a pesquisa “Perfil do Turista Estrangeiro e Imagem do Brasil”.
“A pesquisa mostra que, apesar dos grandes desafios que ainda temos, mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes. E o povo brasileiro é o maior atrativo que temos”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
As referências positivas à economia do país são crescentes – foram feitas por 57% dos entrevistados, que apontaram a economia brasileira como em crescimento, dinâmica, forte e estável. Apenas 10% se referiram de forma negativa.
O Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada, por 45% dos estrangeiros entrevistados, seguida de São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis (3%) e Fortaleza (3%). Quando o assunto é comida, feijoada (20%), churrasco (16%), o feijão com arroz (9%) e carnes (9%) são os mais citados pelos entrevistados.
O presidente Lula, Pelé e Ronaldo são, nesta ordem, as personalidades mais lembradas nas citações estimuladas dos entrevistados. Pela primeira vez, Pelé ficou em segundo lugar. E, quando perguntados sobre qual seria o símbolo do País, os estrangeiros surpreenderam: o mais citado foi bandeira brasileira (24%). Em seguida, estão Cristo Redentor (17%), futebol (7%) e Corcovado/Pão de Açúcar (6%).
“Chamo a atenção para dois aspectos que considero importantes: primeiro, a confirmação de que o jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam e cativam aqueles que vem nos visitar”, avalia Jeanine Pires, presidente da Embratur. “Depois, a percepção de que o Brasil é um país emergente, que ocupa um novo lugar no mundo e cuja economia aparece como ponto positivo na formação de opinião. Esses dados são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que teremos uma enorme exposição com a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016”.
O objetivo do estudo é investigar a imagem do Brasil junto aos turistas estrangeiros que visitam o país e determinar o seu perfil. Os resultados da pesquisa, aliados a outros estudos e investigações nacionais e internacionais, servem de base para a elaboração de estratégias, por parte da Embratur, para a promoção do turismo brasileiro no exterior.
Veja outros resultados revelados pela pesquisa:
As belezas naturais
Praias são as primeiras colocadas (com 28%) na lembrança do turista quando o assunto são as belezas naturais do Brasil. Aparecem também Florestas (18%), Rio de Janeiro (16%) e Foz do Iguaçu (7%).
A música/dança
O samba é lembrado por 46%, a MPB e o forró aparecem com 9%; e a bossa nova, com 7%.
Esporte
O futebol continua disparado na frente, com 85% das citações.
Longe de estereótipos
O estereótipo da mulata parece ter saído da cabeça dos turistas: quando questionados sobre a imagem que têm do povo brasileiro, a alusão às mulheres não chegou a 1%, enquanto 25% se referiram à alegria/felicidade do nosso povo e 18% ao jeito amigável, e outros 18% à simpatia.
O que não agrada
22% apontam a Violência/Criminalidade/Assaltos. A Pobreza é citada por 18%, seguida pela Falta de segurança/Falta de polícia (15%). O Trânsito/Falta de sinalização é um problema para 11% e os Custos elevados, para 7%. 10% dos turistas não vêem pontos negativos.
Obs: Cada entrevistado poderia dar mais de uma resposta para esta pergunta.
Amostra: 2.405 entrevistas
População pesquisada:turistas estrangeiros que vieram ao Brasil:
– em viagens de lazer, turismo e/ou eventos ou que, aliado a outra finalidade, passaram no mínimo três dias a passeio no Brasil;
– com 18 a 75 anos de idade;
– com residência fixa em um dos seguintes países: Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Suécia, Suíça, Rússia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Japão, China, Coréia do Sul e Índia.
Seleção de entrevistados: abordados nas salas de embarque, no momento do embarque para seus países de origem (final da visita).Pesquisa finalizada em agosto de 2009
Realização – Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)/Zaytec
Revista Ecoturismo