O Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Cultura registrou no ano passado cerca de 29 mil visitantes na Fortaleza de São José . A tabulação de dados é resultado de coleta retirada do livro de assinaturas preenchido diariamente pelos visitantes.
De acordo com o setor de visitação do museu, de janeiro a dezembro de 2009 foi realizada uma pesquisa entre os turistas e visitantes para se conhecer o perfil dos visitantes. Na pesquisa eles deram informações sobre o grau de escolaridade, faixa etária, profissão, procedência nacional e internacional. A estatística de demanda é realizada a cada mês, semestre e ano, o objetivo é promover discussões e estudos sobre a demanda turística do local.
Segundo a diretora executiva da Fortaleza de São José, Obede Gadelha, o levantamento desses dados foi realizado entre os 29 mil visitantes, 40% deles pertencem ao ensino médio, 40% tem idade entre 21 a 40 anos, 32 % são estudantes 6% são professores, 5% são autônomos,4% são funcionários públicos e 42% são de profissões variadas. Dos 29 mil visitantes 58% são amapaenses, 45% são de nacionalidade inglesa e os demais são visitantes de outras nacionalidades.
“O número de visitantes deve-se aos investimentos diretos do Governo do Amapá estimulando e valorizando o nosso patrimônio histórico. Outro importante fator para o aumento do número de visitantes estaria na vinda de transatlânticos, cruzeiros que passam pela frente da cidade. Isto porque ainda passamos 40 dias fechado à visitação em decorrência da reestruturação da Fortaleza no período de agosto a outubro do ano passado”. Conclui Obede
Para a diretora executiva a nova frente da cidade foi outro ponto fundamental para transformar o Amapá em atrativo turístico e transformar a Fortaleza de São José como ponto de maior visitação.
Na demanda de visitantes em 2009 passaram pelo local, turistas das regiões norte e sul do Brasil e procedentes da Alemanha, Argentina, Canadá, África, Inglaterra, Japão, Espanha, México, Nova Zelândia, França, Venezuela, Guiana Francesa, Peru e Suíça.
Nos primeiros dias de 2010, entre os dias 02 a 06 de janeiro, o livro de assinatura já registrou 718 visitantes.
Secretaria de Estado do Turismo do Amapá