O governo venezuelano afirmou que não existe risco de contaminação ambiental em decorrência do afundamento da plataforma de gás Aban Pearl. A plataforma afundou na madrugada desta quinta-feira (13) no litoral oriental do país.

Segundo o ministro da Energia, Rafael Ramírez, o poço havia sido desligado, e válvulas de segurança, ativadas. Reiterou que poço foi selado com fluídos especiais.

Os 95 funcionários que estavam no local foram retirados com segurança por volta da 1h30, quando a inclinação da plataforma atingir 45 graus. Pouco depois, a plataforma afundou.

Ramírez disse que a plataforma é de propriedade da empresa indiana “Petromarin” e destacou que todos os procedimentos de checagem necessários foram realizados.

Segundo o ministro, o problema poderia ter surgido em um dos pontilhões situados na base da plataforma, onde se apóiam as colunas de sustentação.

A investigação deverá incluir o envio de um robô ao fundo do mar para avaliar a estrutura de sustentação da plataforma.

O anúncio do afundamento da plataforma foi feito pelo presidente, Hugo Chávez, na madrugada em sua conta na rede social Twitter.

“Com pesar informo que afundou a plataforma de gás Aban Pearl há poucos momentos. A boa notícia é que os 95 trabalhadores estão a salvo”, escreveu.

FSP