Com o objetivo de ajustar os temas que serão debatidos durante o I Seminário Nacional de Turismo Étnico-afro que acontece de 10 a 13 de agosto em Salvador, a Secretaria do Turismo e Bahiatursa promoveram um encontro no Centro de Convenções.

Na ocasião estiveram presentes a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, guias de turismo e representantes do movimento negro de Salvador, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Seabra, Lauro de Freitas e Ituberá.

Durante a reunião, o coordenador de Turismo Étnico-afro da Bahiatursa, Billy Arquimimo, destacou a importância da realização do seminário. “Precisamos mostrar para o Brasil toda a nossa potencialidade nesse segmento turístico. Além das palestras e mesas de debates, iremos apresentar o produto final sobre como o turismo étnico deve ser desenvolvido”.

A intenção do seminário é promover o segmento em âmbito estadual, nacional e internacional para agentes, operadores de viagem, comunidades indígenas, quilombolas e artistas. No mesmo período acontecerá o I Fórum Internacional de Turismo Étnico-afro e a Feira de Produtos-afro. “Estamos investindo na divulgação do estado no mercado internacional. Comemoramos ótimos resultados no ano passado durante a Festa da Boa Morte, além de termos um incremento de mais de 300% no fluxo de americanos para a Bahia”, afirmou Emília.

A presidente da Bahiatursa falou ainda sobre a necessidade da qualificação dos guias de turismo para melhorar a relação entre os terreiros e os turistas. “Temos um projeto onde os terreiros farão convênios com operadoras responsáveis por preparar os guias para este segmento. Dessa forma, toda uma cadeia produtiva seria qualificada”, explicou.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a importância do mapeamento das regiões, a fim de facilitar a apresentação do roteiro com suas qualidades e fragilidades.

Assessoria de Imprensa