No final deste mês, a terra do Tio Sam vai descobrir os aromas e sabores da Bahia. De 25 a 29 de maio, a Secretaria de Turismo e Bahiatursa promovem em parceira com o Hotel Intercontinental de Miami, um Festival de culinária baiana. Serão cinco dias de almoços e jantares temáticos da Bahia. Acarajé, Bobó de camarão, moquecas, caruru, vatapá, farofa de dendê, abará são algumas das delícias tradicionais que farão parte do cardápio.

A chef brasileira Deborah Rosalém, que já atua a 15 anos no mercado gastronômico da Flórida, vai ser a responsável pelo desenvolvimento do menu baiano voltado ao paladar dos americanos. “As receitas precisam ser levemente modificadas, com menos dendê e pimenta. Eles ficam maravilhados com as cores e a textura marcante da comida baiana”, destaca.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, apresentar a culinária baiana ao público internacional é convidar estas pessoas a vivenciarem um pouco da história e da cultura da Bahia. “A gastronomia é memória e ocupa um grande espaço no imaginário da cada um. Através dos sabores podemos instigar o turista a conhecer e descobrir o nosso Estado”, ressalta.

Ainda este ano, o festival gastronômico vai acontecer também em outras cidades dos EUA. “Nosso objetivo, com essas novas ações, é fomentar a promoção da Bahia visando o aumento do fluxo turístico desse mercado, além do empenho para manter os vôos regulares da American Airlines, de Miami para Salvador”, finaliza a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana Decat França.

As pessoas que participarem do festival vão poder levar para casa um livro com as melhores receitas da culinária típica da Bahia. A publicação foi editada em inglês, português e espanhol. O livro foi desenvolvido em parceria com o SENAC. Lembrando que os ingredientes típicos como o azeite de dendê, o leite de côco, o amendoim, as castanhas e o camarão seco podem ser encontrados em locais que vendem produtos africanos e brasileiros espalhados pelos EUA e Europa.

MERCADO AMERICANO:
A Bahia conta com sete voos semanais da American Airlines que ligam Salvador à cidade de Miami, nos Estados Unidos.
Em 2009, os turistas estrangeiros gastaram R$ 779 milhões na Bahia, o que corresponde a 15,4% da receita total, que foi de R$ 5,07 bilhões. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2008, 514 mil estrangeiros desembarcaram na Bahia, o que representa uma participação de 5,8% do fluxo global. Ainda segundo a pesquisa, os Estados Unidos são o País líder no ranking emissor de turistas internacionais para a Bahia, enviando 63 mil americanos, seguido da França, com 56 mil.

Os destinos preferidos dos americanos são Salvador e as cidades do entorno da Baía de Todos-os-Santos, em especial o município de Cachoeira, que tem como principal atrativo turístico, para o público afro-americano, a Festa da Irmandade da Boa Morte.

Assessoria de Imprensa