Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Seria uma data feliz não fosse a grande degradação ambiental existente no planeta. Apesar de todos os esforços envidados pelos defensores da Mãe Natureza, vejo que ela sofre, a cada dia, a ação desenfreada do ser humano. Existem dois pólos opostos nessa história de luta: de um lado nós, defensores assíduos da natureza, lutando com “unhas e dentes”( no sentido positivo da expressão, é claro) pela preservação ambiental do pouco que nos resta e, de outro lado, aqueles que acham ser ela um dádiva “divina” com recursos naturais infinitos, apropriando-se ao seu bel-prazer.
Que engano! Acho que o “Arquiteto do Universo” na poética criação do mundo, esqueceu-se de colocar um letreiro: USE-A COM CONSCIÊNCIA” , EU SOU O TODO-PODEROSO MAS, VOCÊS SERES HUMANOS, NÃO!
Todos os dias, nossa mídia tem noticiado as devastações ocorridas em todo o Planeta Terra. E está ficando cada vez mais difícil salvarmos espécies em extinção… Toda a vida natural está ameaçada pelo consumismo exagerado de uma sociedade que não vislumbrou, ainda, a necessidade de uma nova conscientização planetária, de uma tomada de decisão urgente no tocante à qualidade de vida na terra.
Todos as vezes que freqüento alguns lugares comuns ao consumismo percebo que ainda existe certa letargia por parte das pessoas em se tratando de questões ambientais. Parece-me que o aquecimento global, as queimadas, desmatamentos, extinção de espécies da fauna e da flora, os fenômenos climáticos cada vez mais frequentes, terremotos, tsunamis, os refugiados ambientais, etc, fazem parte de um futuro bem distante do presente.
Parece-me que o problema do planeta não nos pertence, pelo menos a essa geração presente, que, mesmo tendo filhos e netos, não tem tempo para parar e repensar sua existência aqui na terra, mãe gaia.
Mas, o que você deixará como legado às futuras gerações?
PENSE NISSO… A MÃE NATUREZA AGRADECE!
Por Goretti Ramos, Bacharela em Direito pela UFCe e especialista em Direito Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) cuja pesquisa concentra-se na Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável(http://blig.ig.com.br/blogdagoretinha/)