Na semana em que a Espanha foi consagrada como campeã da Copa do Mundo 2010, os espanhóis se rendem ao tempero brasileiro. Ao invés da tradicional Paella os madrilenhos estão saboreando a autêntica comida típica da Bahia. Até o próximo domingo, acontece no hotel Intercontinental de Madri, o Festival Baiano de Gastronomia, promovido pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa.

Nos dois primeiros dias do evento, cerca de 200 pessoas foram prestigiar e conhecer as cores e sabores da culinária baiana. “Os espanhóis que sempre recebem a Bahia com muito carinho, ficaram ainda mais encantados, comeram muito bem e experimentaram tudo que puderam”, ressalta Rosana Decat França, diretora do Departamento de Relações Internacionais da Bahiatursa.

O secretário de turismo, Antônio Carlos Tramm e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, receberam pessoalmente no almoço de abertura do festival, os principais operadores e agentes de viagem espanhóis, além de representantes da EMBRATUR, TAP e da Embaixada do Brasil na Espanha, entre eles, o embaixador Paulo de Oliveira Campos. “O retorno dado pelos participantes dos festivais gastronômicos que idealizamos é sempre muito positivo e gratificante. Conseguimos chamar a atenção e juntar harmonicamente num só evento, o público final, a imprensa e os principais integrantes do trade local. E assim alcançamos o nosso objetivo que é fomentar cada vez mais os vôos da Espanha e da Europa para a Bahia”, acrescenta Emilia.

O cardápio conta com 70 pratos típicos, divididos em sete versões, uma para cada dia do festival. Uma baiana devidamente caracterizada recebe os visitantes já no hall do hotel com acarajé fresquinho e caipirinha. “As pessoas estão adorando o nosso acarajé, param, experimentam, tomam caipirinha e vão para as mesas ainda mais convictas das delícias que vão comer no almoço”, destaca Ana Carolina Sodré, chefe de setor do Departamento de Relações Internacionais da Bahiatursa.

Além do sucesso das guloseimas baianas, o público se encanta com a apresentação da cantora Márcia Short e do músico Clodoaldo. Os dois montaram um repertório especial com grandes composições de mestres baianos, como Caymmi, Caetano, Gerônimo, entre outros.

Sobre o evento:
Todos os participantes do festival levam para casa um livro com as melhores receitas da culinária típica da Bahia. A publicação foi editada em inglês, português e espanhol. O livro foi desenvolvido em parceria com o SENAC. Lembrando que os ingredientes típicos como o azeite de dendê, o leite de côco, o amendoim, as castanhas e o camarão seco podem ser encontrados em locais que vendem produtos africanos e brasileiros espalhados pelos EUA e Europa.

Somente este ano, o evento já aconteceu em Lisboa, Porto e Miami. Este último, no final do mês de maio, nos Estados Unidos, reuniu cerca de 1000 pessoas durante os cinco dias de almoços e jantares no restaurante do Intercontinental. Em 2009, o festival também foi realizado na Venezuela.

Segundo uma pesquisa realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pequisas Econômicas), a Europa é o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2008, a Espanha enviou 43.176 visitantes para a Bahia.