Ministério do Turismo capta investimentos estrangeiros para a região do Delta do Parnaíba e anuncia o interesse de quatro redes hoteleiras internacionais

Vinte e seis veleiros com 80 tripulantes de 10 países europeus movimentam o litoral do Piauí até segunda-feira (28). Eles partiram em outubro de Portugal, na 17ª edição da rally internacional “Ilhas do Sol” (Les Îles du Soleil). O evento não tem caráter competitivo, mas leva os participantes a conhecerem destinos turísticos pouco explorados no mundo.

Com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), o Delta do Parnaíba entrou na rota de navegação pelo segundo ano consecutivo. O número de embarcações no Piauí cresceu 20% em comparação ao ano passado. A captação de eventos e visitantes internacionais faz parte de uma estratégia mais ampla de atrair investidores para a região. O turismo náutico é um segmento novo no estado, mas técnicos do MTur avaliam que a região tem aptidão natural para negócios nessa área, pela beleza das ilhas e dunas e pelas condições dos ventos, propícias para o kite surf e outros esportes.

A estruturação do segmento no litoral piauiense passa pela atração de investimentos privados nas redes hoteleiras. Quatro bandeiras internacionais já adquiriram áreas para futuras instalações nas cidades de Parnaíba e Luiz Correia. O impacto econômico reflete nos setores de comércio, serviços turísticos e na base comunitária do turismo, formada principalmente por guias locais, artesãos, restaurantes e pousadas de propriedade dos moradores.

O Ministério do Turismo tem trabalhado para induzir o desenvolvimento descentralizado e comunitário do setor. A ideia é fazer os negócios turísticos prosperarem em todas as regiões do país. O MTur planeja ações para transformar a costa nordestina num ponto de parada e apoio dos cerca de 10 mil barcos que, anualmente, cruzam o Atlântico subindo a costa brasileira para o Caribe.

A estratégia passa por investimentos que dão suporte para o turismo crescer, como o aeroporto de Parnaíba (PI). Do Piauí, os barcos partem para a Ilha de Marajó e a capital do Pará, Belém, para seguir em direção à Europa. O rally Ilhas do Sol já passou por 5 países além do Brasil. As cidades de João Pessoa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e a ilha de Fernando de Noronha também receberam os velejadores.

fonte: ASCOM