Ser santista é um orgulho que nem todos podem ter.
Para alguns, um encantamento.
Para outros, não escolhemos – fomos escolhidos!
Fato é que torcer para o Santos FC é apreciar o melhor futebol do mundo.
Sem discussão.

O dia 14 de abril de 2011 marca os 99 anos do Peixe e a contagem regressiva para o Centenário do maior time de todos os tempos. São mais de 5.500 jogos e quase 11.700 gols marcados pelos melhores atletas da história do esporte, incluindo o Rei do Futebol e um séquito maravilhoso de apóstolos.

Mais do que fabricar números incontestáveis, recordes invejáveis, craques insuperáveis e títulos inesquecíveis, o Santos Futebol Clube vive de fazer história. Há em seu DNA a indelével característica de vencer marcando época. Os garotos formados na Vila Belmiro parecem receber uma bênção especial que traz o mundo (que é uma bola, de fato!) literalmente aos seus pés.

As explicações transcendem a razão. Muitos encontram a resposta na religião e juram que Deus é santista. Argumentam que não à toa um raio cai tantas vezes no mesmo lugar e que o nome facilita – seria injusto torcer para um santo só, portanto, Ele teria escolhido torcer para o conjunto deles.

Fato é que o Santos é o grande representante do Futebol Brasileiro no planeta Terra. É o time que melhor traduziu a essência do “Futebol Arte”, produto essencialmente brasileiro e patrimônio cultural do nosso povo, e o difundiu pelo mundo, conquistando títulos e parando guerras como um legítimo Embaixador da Paz.

Tudo começou aqui
Em 1894, Charles Müller voltou da Inglaterra trazendo um esporte na mala. Seu primeiro passo em solo brasileiro foi no Porto de Santos, porta de entrada em nosso País, onde desembarcou antes de subir a serra e começar a espalhar o conceito do futebol entre amigos, na capital paulista. Os adversários morrem de inveja, mas é fato que nossa cidade foi a primeira a ver uma bola oficial.

No ano seguinte, na Várzea do Carmo, bairro do Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira partida de futebol no Brasil. Os adversários eram funcionários da Companhia de Gás de São Paulo e da Companhia Ferroviária da cidade (time do Charles, que venceu o jogo). Detalhe: foi no dia 14 de abril de 1895.

Foram exatos 17 anos de espera até que o Santos FC fosse fundado na data caprichosa de 1912, que significaram exatos 6210 dias de espera. Mais um prato cheio para os supersticiosos: em 1962, o Santos FC conquistaria o seu primeiro título mundial com um camisa 10 iluminado em sua mais perfeita noite. Sim, já estava escrito antes mesmo do Peixe nascer.

No Santos, tudo é superlativo
Gol é o momento máximo do futebol. E nenhuma torcida gritou tantas vezes a palavra mágica como a do Peixe. Nos primeiros 5.500 jogos, completados diante do Oeste, em Itápolis, no dia 5 de março, foram 11.645 gols, recorde absoluto mundial.

Com 15 anos de vida, o Santos FC já mostrava seu DNA ofensivo quando o esquadrão de 1927 quebrava, pela primeira vez, a barreira dos 100 gols em um Campeonato Paulista. Ironicamente, nesta época foram nossos goleiros, Tuffy e Athiê (que viria a ser o maior presidente da história do Clube), que passaram a ganhar destaque servindo, ambos, as seleções paulista e brasileira.

Destaque também para o craque Feitiço, que, em 1931, marcou 39 gols no Campeonato Paulista, recorde da época do amadorismo. E de quem seria o recorde na fase do profissionalismo? Pelé, claro, com 58 gols em 1958.

Em 1959, foram 151 gols no Estadual, recorde que perdura até hoje e dificilmente será batido.

Não é à toa que os artilheiros máximos do Clube também se destacam pelo exagero. O Rei Pelé ultrapassou a marca de mil gols marcados com a camisa do Peixe – 1.091. Pepe, o Canhão da Vila, segundo maior artilheiro da nossa história, fez 405, enquanto Coutinho, o terceiro, marcou 370 vezes.

A diferença para os rivais é tão grande que tanto Pepe quanto Coutinho fizeram mais gols do que os artilheiros máximos do trio de ferro da capital: no Corinthians, Cláudio fez 306 gols; no Palmeiras, Heitor fez 284; no São Paulo, Serginho Chulapa fez 242.

Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc | www.flickr.com/sereiasdavila
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @sereiasdavila | @multiplicacao

fonte: Site Oficial do Santos FC