O Ministério de Minas e Energia, por meio do programa Luz para Todos, celebrou um convênio com a prefeitura de Manaus para ampliar a capacidade de armazenamento de polpa de frutas instalado no Centro Comunitário de Produção (CCP), localizado na comunidade Nazaré, que fica a 30 minutos de barco da capital amazonense.

A história do CCP começou com a chegada da energia elétrica por meio do programa Luz para Todos. Com eletricidade firme em casa os pequenos trabalhadores rurais pararam de extrair e vender o cupuaçu e começaram a produzir polpa, ainda que em pequena escala. Ao conhecer o trabalho da comunidade, a equipe do LpT formou uma rede de parceiros envolvendo os governos Federal, Estadual e Municipal para implantar uma unidade de beneficiamento de frutas, a Cooperativa e Agroindústria Agrofrutas de Tarumã. Com o trabalho em conjunto, a produção aumentou, gerando mais emprego e renda para os cooperados.

A mudança deu tão certo, que eles vislumbraram ampliar a produção. No lugar de 20 freezers instalados na agroindústria, eles queriam uma câmara frigorífica, para estocar mais polpa e receber os agricultores das comunidades vizinhas como novos associados da cooperativa. A direção da Agrofrutas manteve contato com a equipe do Luz para Todos, resultando na assinatura do convênio com o Ministério de Minas e Energia, no valor de R$ 113,3 mil, sendo R$ 103 mil custeado pelo Ministério e o restante pela prefeitura de Manaus, como contrapartida em bens e serviços.

Segundo João Fernandes Moraes, coordenador  Geral de Desenvolvimento de Políticas Sociais do Programa Luz para Todos, a ampliação da capacidade de armazenamento da polpa de frutas, por meio de uma câmara frigorífica, possibilitará à cooperativa ampliar o seu faturamento em 450% ao mês, melhorando assim a qualidade de vida dos pequenos agricultores associados.

Para o presidente da cooperativa, João Carlos Soares, a câmara frigorífica possibilitará atender muito mais famílias, bem com a entrada de mais cooperados na Agrofrutas. “Antes éramos 22 e já subimos para 37 e já temos 15 novos pedidos de adesão. Isto é um sinal de que o trabalho está dando certo. E se não fosse o LpT isto não estaria acontecendo nas nossas vidas. O Luz para Todos é o programa mais social que já teve no Brasil. Se uma pessoa, que recebeu energia em casa, começa a vender dindin, geladinho, ela já tem como melhorar a qualidade da sua vida, ganhando um dinheirinho a mais. Isso é  o progresso que todos querem”, finalizou Soares.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia