Nesta segunda-feira (29) teve início a segunda edição do Medical Travel Meeting Brazil, principal evento de turismo médico do país que reúne profissionais e representantes do setor. Durante o evento, que vai até terça-feira (30), a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de promoção do turismo na cidade, divulgará a infraestrutura médica e os atrativos turísticos que a cidade oferece.

“São Paulo ocupa uma posição de destaque nesse segmento e é o principal destino de turismo de saúde da América do Sul. Temos que ampliar isso e mostrar, cada vez mais, o potencial da cidade para o mundo inteiro”, declarou o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

O Brasil recebe por ano aproximadamente 31 mil turistas estrangeiros atrás de tratamentos médicos. Quase metade desses turistas se dirigem para a capital paulista.

Museu de Arte de São Paulo (Masp); "turistas de saúde" também aproveitam opções culturais da cidade

Museu de Arte de São Paulo (Masp); "turistas de saúde" também aproveitam opções culturais da cidade

Segundo o levantamento sobre o perfil dos hóspedes de hotéis feito este ano pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris, atualmente cerca de 3,4% dos turistas vêm à cidade de São Paulo por motivos ligados à saúde, somando brasileiros e estrangeiros – estes vindos principalmente de Angola, Estados Unidos, Espanha, França e Indonésia.

Ainda segundo o Observatório do Turismo, o gasto médio diário desses “turistas de saúde” foi de R$ 623, número 54% maior do que a média do visitante que vem à cidade por outros motivos. Com a permanência média de 3,5 dias, o gasto no período chega a R$ 2.180.

“A excelente estrutura médica é o principal motivo, porém não é o único. Além da alta tecnologia, dos valores mais acessíveis e cobrados em reais, outros fatores seduzem pessoas do mundo inteiro. São Paulo une entretenimento, ampla oferta turística e boas opções de compras e gastronomia. Percebemos que muitas pessoas estão vindo para cá para fazer um check up e acabam ficando mais tempo para aproveitar a cidade”, afirmou o presidente da SPTuris.

 

Fonte: Folha.com