Um site e aplicativo para iPhone e tablets que serão lançados nesta quinta oferecem um roteiro por obras de arte e arquitetura no espaço urbano de São Paulo.

Arte Fora do Museu, como já adianta o nome, esquadrinha a metrópole em roteiros, como um dedicado a sua arquitetura moderna, outro a murais de artistas como Tomie Ohtake e Di Cavalcanti, outro exclusivo para trabalhos da dupla Osgemeos, entre outros.

No total, são quase cem itens elencados nesse museu a céu aberto. Cada prédio, obra pública ou mural vem acompanhado por imagens, um depoimento em vídeo de um especialista, entre eles o designer Ricardo Ohtake e Fabio Cypriano, crítico de artes visuais da Folha.

João Wainer/Folhapress
Grafite dos irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo no Cambuci
Grafite dos irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo no Cambuci

Idealizado pelo jornalista e “artista frustrado” Felipe Lavignatti e pelo fotógrafo André Deak, o Arte Fora do Museu, que já pode ser baixado para iPhone e, em breve, para smartphones com sistema Android, faz uma espécie de curadoria urbana.

“Teve um critério, como toda exposição que existe em qualquer museu”, diz Lavignatti. “É fazer uma curadoria para o que vai ser exposto ou não, a gente partiu do mesmo princípio para fazer o aplicativo.”

Um dos critérios usados, segundo Lavignatti, era que as obras fossem modernas, por isso marcos arquitetônicos como a estação da Luz ficaram de fora, e que todas ficassem no espaço público, com acesso gratuito.

Na seleção, estão marcos da paisagem urbana de autoria desconhecida para muitos, como a enigmática zebra que Cláudio Tozzi pintou num prédio da avenida Ipiranga, o mural de ondas cromáticas de Tomie Ohtake na empena cega de um prédio na rua Xavier de Toledo ou as paredes do acesso à estação São Bento do metrô, assinadas por Maurício Nogueira Lima.

Mais informações sobre o aplicativo estão no site www.arteforadomuseu.com.br.

 

Fonte: Folha