Após reclamações por atrasos nas obras e aumento nos gastos públicos com os estádios da Copa-2014, a Fifa fez um agrado ao governo brasileiro ao anunciar seis sedes para a Copa das Confederações, incluindo Salvador e Recife.
A disputa está marcada para junho do ano que vem e é considerada o principal evento-teste para a Copa de 2014. Recife e Salvador estavam pendentes desde o ano passado. Mas a decisão se deu com ressalvas que tornam, na prática, as indicações ainda provisórias e sujeitas a confirmação até o final do ano.
O Comitê Executivo decidiu ontem confirmar a competição com Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Entretanto, o comunicado da entidade afirma que, “apesar disso, vários calendários de jogos com quatro, cinco e seis sedes foram trabalhados para se adaptar de forma suave à situação real”.
Na semana passada, a Folha de S.Paulo publicou as três alternativas de tabela que a Fifa trabalha – quatro (sem Recife e Salvador), cinco (sem uma das duas) e seis sedes. A confirmação vem até novembro. “Quatro estádios estão seguros. Será avaliado no futuro se irão a seis”, disse o membro do comitê Rafael Salgueiro. “Foi um pedido do governo, e a Fifa aceitou.” Essa decisão já levou o Ministério do Esporte a confirmar as seis cidades e minimizar a possibilidade de redução de sedes para o evento-teste. A pasta diz que a Fifa confia na realização do torneio em seis cidades e até promete a tabela para o dia 30.
O anúncio da Fifa reduz a pressão sobre o governo após a Folha ter divulgado, na semana passada, relatório da própria federação que aponta situação crítica nas obras dos estádios da Copa-14. É ainda um prêmio pelo aumento de gastos públicos para acelerar as obras dos estádios. O relatório da Fifa mostra que cinco das seis cidades-sedes da Copa das Confederações tinham providenciado recursos adicionais para apressar suas obras.
A única que não havia aumentado gastos e ritmo da obra era Brasília. E a Fifa pedia um maior investimento. “Muitos recursos adicionais para chegar a um calendário apertado”, dizia o texto sobre Recife, a sede mais ameaçada de ser excluída da Copa das Confederações.
Para se ter uma ideia da pressão, números da Fifa mostram que 81% dos operários das obras dos 12 estádios trabalham em arenas da Copa das Confederações. Do total de 23.306 operários, 19.086 estão em seis arenas. Há estádios, como Arena Pernambuco e Maracanã, em que o contingente beira 5 mil trabalhadores, com turnos extras, o que implica em mais gastos com mão de obra.
O sorteio da Copa das Confederações ocorrerá em São Paulo, no dia 1º de dezembro. É provável que o sorteio da Copa de 2014 aconteça na Costa do Sauipe, na Bahia.

Valcke recluso

Depois do episódio do chute no traseiro, em que fez críticas à preparação do Brasil para a Copa-2014 e desencadeou uma crise com o governo brasileiro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, tem se tornado mais recluso. A ponto de, em Budapeste, ter dois seguranças que impedem qualquer pessoa de se aproximar dele. Ontem, quando questionado se poderia falar sobre a Copa das Confederações, o dirigente se negou e saiu em um dos carros da Fifa, escoltado por outro veículo atrás, onde estavam seus seguranças. Em eventos anteriores da Fifa, o secretário-geral caminhava sem guarda-costas e não se negava a conversar com jornalistas.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, que chegou ao hotel pouco depois da saída de Valcke, conversou com os jornalistas sem demonstrar contrariedade. Questionado sobre a Copa das Confederações, o suíço explicou que apenas Valcke possuía conhecimento profundo das tabelas da competição. Outros integrantes do Comitê Executivo também não se importaram em falar com os jornalistas.

Fonte: Folhapress