O São João de Caruaru tem como carro-chefe o forró, mas, em 2012, irá receber todas as manifestações artísticas em sete grandes polos de animação, dois a mais que no ano passado. Destacam-se o Polo Cultural da Estação Ferroviária/Arraial Gonzagão, Polo do Milho, Polo de Repentes, Polo Alternativo, Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, Polo Forró de Candeeiro e Polo Alto do Moura. Cada um com uma característica diferente, deixando a festança junina mais democrática e participativa. Os artistas e grupos vão se apresentar tanto no palco principal (Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga) quanto nos cortejos de rua. Já nas grandes palhoças montadas por toda a cidade, os autênticos trios de sanfona, zabumba e triângulo farão a festa de quem preferir um forró mais tradicional. Confira a seguir o perfil de todos os polos:

Polo Cultural da Estação Ferroviária / Arraial Gonzagão – Uma cidade cenográfica com réplicas de ambientes que lembram o Caruaru de antigamente como mercearia,  igrejinha e outros locais. O espaço abrigará também o Polo do Repente, Salão do Ceramista, Salão da Moda, Salão de Artes Plásticas, o Salão do Artesão, Cine Gonzagão, Praça Azulão e arena gastronômica com barracas de comidas típicas e restaurantes.

Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga – Um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil, com capacidade para receber 60 mil pessoas com conforto e segurança. O Pátio de Eventos é equipado com 19 restaurantes e 150 barracas de comidas. Uma moderna estrutura de palco com 12 metros de altura, toneladas de som e três telões de LED, que vão permitir aos espectadores ver e ouvir os artistas de qualquer lugar do pátio.

Polo Forró do Candeeiro – Uma imensa palhoça montada dentro do Pátio de Eventos com estrutura de 10 bares, palco, som e luz. Aqui, diariamente, se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.

Polo Alto do Moura – Reconhecido pela Unesco como o maior centro de arte figurativa da América Latina, devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, o Alto do Moura é também um grande polo gastronômico. Nele haverá apresentações de trios pé de serra e bandas de forró e de pífano. Os ateliês dos artistas estarão abertos todos os dias.

Polo das Quadrilhas – Inserido no Arraial Gonzagão, próximo à cidade cenográfica, um espaço dedicado a apresentações de quadrilhas de diversos estados que vêm a Caruaru mostrar suas performances, durante o concurso de quadrilhas estilizadas (drilhas).

Polo do Milho – Uma espécie de praça de alimentação, só que exclusivamente com delícias feitas à base de milho. As guloseimas serão comercializadas em dez barracas confeccionadas especialmente para melhor apresentar as iguarias juninas. Todos os dias.

Polo dos Repentes – Localizado no começo da Estação Ferroviária, vai receber os melhores cantadores do Nordeste. Espaço garantido para a criatividade e improviso desta arte secular. Um espetáculo garantido para os amantes da poesia. Quinta a domingo, sempre à noite.

Polo Alternativo – Uma das novidades de 2012, o Polo Alternativo vai funcionar no Pavilhão da Estação Ferroviária. Ele será o palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os rirmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB e pop. Este polo promete atrair o público jovem e descolado da nova cena. Os shows acontecem de quinta a domingo, sempre à noite.