Bióloga brasiliense lança criação em parceria com a SBPC como forma de popularizar a ciência e despertar a conscientização socioambiental

 

 

Parte integrante do trabalho de popularização da ciência da bióloga e engenheira florestal brasiliense Nurit Bensusan, o livro-jogo Rio+20 será lançado nessa quinta (21/6) durante a abertura da conferência ambiental internacional, às 10h45, no Armazém 4 do Pier Mauá, portão 1ªA, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a especialista em Ecologia e doutora em Educação fará uma palestra para crianças e adolescentes sobre a importância da conservação do meio ambiente.  “A ideia é falar sobre como o ambiente, mesmo que não percebamos, está ligado a tudo que fazemos e mostrar por que os temas da Rio+20 estão relacionados com nosso cotidiano e nossa vida”, explica a ex ativista do WWF Brasil. O livro será distribuído gratuitamente para o público.

 

O material foi elaborado em parceria com a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência  (SBPC) e tem como título Rio+20, +21, +22, +23… “O livro explica o porquê do evento, fala sobre sustentabilidade, questões relativas aos oceanos, à preservação de espécies ameaçadas de extinção, entre outros temas relevantes. Nele, ressalta-se a importância de pensar além da conferência. Esse trabalho não se exaure na Rio+20, é preciso pensar à frente, nos outros anos e décadas”, explica Nurit Bensusan.

 

“É mais fácil respeitar o que conhecemos”

 

O livro possui três jogos encartados: o primeiro fala sobre espécies ameaçadas, o segundo sobre o futuro da humanidade, relacionado à preservação ambiental, e o último ganhou nome de Polislândia e trata de temas relacionados à vida nas grandes cidades, a convivência do homem com a natureza. Pesquisa divulgada recentemente, por encomenda do governo federal, apontou que 78% dos brasileiros desconhecem a Rio+20. Foram entrevistadas 2,201 mil pessoas acima dos 16 anos, nas cinco regiões do país. O livro-jogo é uma maneira lúdica de tornar a conferência e os temas abordados por ela mais próximos da população, em especial das crianças e adolescentes. “É mais fácil respeitar o que conhecemos”, afirmou Nurit. A especialista é autora de outros seis jogos (um deles em fase de teste). Todos são de cartas ou livros. Nurit prefere esse tipo de técnica a jogos digitais, pois, de acordo com ela, cartas e livros favorecem a interação social das crianças, além de ensinar.

 

 

Impactos da biotecnologia
Na última segunda (11/6), a Nurit Bensusan falou sobre parte de sua tese de doutorado concluída na Universidade de Brasília (UnB), com o tema Museus de Ciência uma ferramenta de construção ou em construção?, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a convite do Ministério do Meio Ambiente, que promove uma série de debates anteriores à conferência Rio+20. O conjunto de debates precede a Rio+20 e tem como objetivo fomentar a discussão de temas como conservação de áreas protegidas e biodiversidade, além de propor soluções para os problemas ambientais.

 

Parte da tese de doutorado de Nurit Bensusan fala sobre biotecnologia e sobre as concepções e estratégias de conservação da natureza. É essa parte da tese que será abordada no debate de hoje. “Tem-se a visão de que a extinção é para sempre. Com a biotecnologia isso começa a mudar. É possível clonar, por exemplo, pandas, que são ameaçados de desaparecer. Sendo assim, a extinção deixa de ser permanente. A intenção é debater os impactos dessa tecnologia no conceito de conservação”, afirmou a bióloga. A tese defendida por Nurit Bensusan em seu trabalho é que os museus de ciência e tecnologia devem ajudar a promover o pensamento crítico sobre Ciência e Tecnologia, assim como os jogos que produz.

Assessoria de imprensa (Nurit Bensusan)
(61) 8177 3832 / 8428 0719
Clarice Gulyas
claricegulyas@gmail.com

 

REPORTAGENS RECENTES

Bióloga cria jogos de cartas com temas ecológicos – Bom Dia DF (Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=rmn4f60Rp3I

Para aprender e se divertir: jogos da Bioludica ganham reportagem especial na Tv Justiça!
Confira: http://vimeo.com/42360411

Jogos infantis incentivam preservação do meio ambiente – Biolúdica na TV RBS! 16/4/2012
http://www.youtube.com/watch?v=rfhBOgmHDT8

Programa EcoSenado revela jogos com temas biológicos em Brasília
http://www.youtube.com/watch?v=CKwrZ605QXs

Nurit Bensusan fala ao vivo à Radio Nacional 24-05-2012
http://www.youtube.com/watch?v=LKx0V-U60fs&feature=youtu.be

Sobre Nurit Bensusan

Bióloga e engenheira florestal, é pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo ( http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta ), uma de suas plataformas de popularização da ciência, e criadora da Biolúdica ( http://www.bioludica.com.br ), oficina de jogos com temas biológicos voltada para crianças e adolescentes. Participa também do coletivo de ideias Biotrix ( www.biotrix.com.br ). Com diversos livros publicados, entre eles Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo; Meio Ambiente: e eu com isso?, e Quanto dura um rinoceronte? (editora Peirópolis), foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

 

Outras fontes:

Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC)

Rute Maria Gonçalves de Andrade (secretária geral/ diretora da SBPC)

11 8907 2544rute@sbpcnet.org.brtel